PAN “disponível” para negociar. “Bola está do lado do Governo”

O PAN diz estar disponível para negociar o Orçamento do Estado para 2021, mas afirma que o documento "tem de ser mais ambicioso".

O PAN afirma a disponibilidade que tem para negociar com o Governo o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), referindo que “está tudo em aberto neste momento”. Contudo, o partido nota a “dificuldade” e a “resistência” por parte do Executivo nestas negociações, sublinhando que o documento tem de ser “mais ambicioso” para dar resposta à crise sanitária, socioeconómica, mas também ambiental.

“O contexto em que estamos marca um OE mais complexo e que tem tornado mais difíceis as negociações”, diz Inês de Sousa Real ao ECO, depois de se ter reunido com o ministro das Finanças e com o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, no dia em que o Governo está a apresentar aos partidos as linhas gerais do OE2021. “Tem havido alguma dificuldade e o Governo tem mostrado alguma resistência”, acrescentou.

Enumerando algumas das propostas pelas quais o PAN se tem debatido, a líder parlamentar do PAN começou por destacar o novo apoio social, cujo valor ainda não está fechado. “O que tinha sido anunciado era de entre dois IAS até 501 euros. Há aqui uma margem que ainda não está fechada, mas existe um sinal verde para a sua criação. Isso é bastante positivo“, notou.

Entre o reforço do valor para os centros de recolha oficial de animais e a criação de hospitais veterinários públicos, Inês de Sousa Real sublinhou que a proposta do OE2021 “tem de ser mais ambiciosa”. “Temos de ser mais ambiciosos para dar resposta a uma crise sanitária e socioeconómica, mas também ambiental”, afirmou ao ECO, referindo que o “país precisa de uma maior participação política e cidadã”.

“Continuamos disponíveis para negociar”, adiantou, referindo que “a bolsa está do lado do Governo”. Rematou afirmando que o Governo “tem de estar disponível para se comprometer” com as propostas que o partido apresentou e que, por isso, “está tudo em aberto neste momento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PAN “disponível” para negociar. “Bola está do lado do Governo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião