Viagens dos portugueses caíram 65% em plena pandemia

Em plena pandemia, os portugueses viajaram 65% menos face ao período homólogo, num total de dois milhões de viagens. As deslocações para o estrangeiro praticamente não existiram.

Entre abril e junho, em plena pandemia, os portugueses viajaram 65% menos do que no mesmo período do ano passado, num total de dois milhões de viagens. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a queda foi ainda maior nas deslocações ao estrangeiro, que afundaram mais de 90% e praticamente não existiram, devido às restrições impostas pela pandemia.

Foram realizadas dois milhões de viagens no segundo trimestre do ano, o que correspondeu a um decréscimo de 64,9%. Para o INE, esta evolução é explicada com o “impacto da pandemia, a declaração do estado de emergência no mês de abril e do estado de calamidade no mês de maio que impuseram medidas de confinamento contribuíram para o decréscimo observado”.

Evolução mensal do número de viagens turísticas dos residentes

Evolução mensal do número de viagens turísticas dos residentesINE

Contudo, apesar desta redução, observou-se um “aumento muito significativo do número de noites passadas fora do ambiente habitual pelos turistas”, sobretudo nos meses de abril (oito noites) e maio (5,41 noites).

Numa análise por destinos, neste mesmo período, 99,4% das deslocações dos portugueses corresponderam a viagens em território nacional, o equivalente a uma diminuição de 59,1% face a igual período do ano anterior. No que diz respeito às viagens turísticas com destino ao estrangeiro, estas “foram praticamente nulas”, representando 0,6% do total, num total de 12.400, refere o INE.

Na hora de fazer as malas e “partir”, a principal motivação dos portugueses foi viajar por motivos de “lazer, recreio ou férias”. Por estas razões foram feitas 1,1 milhões de viagens, o equivalente a uma redução de 61,1% face ao mesmo trimestre do ano passado. Ainda assim, esta categoria viu a sua representatividade aumentar para 53,8% do total. Outra das principais motivações foi visitar familiares ou amigos (686.600 viagens, 34,9% do total).

No que diz respeito ao alojamento, o alojamento particular gratuito, como a casa de familiares e amigos, manteve-se como “a principal opção de alojamento”, concentrando 84,2% das dormidas. Os hotéis e similares concentraram 10,8% do total.

(Notícia atualizada às 11h40 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viagens dos portugueses caíram 65% em plena pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião