Santander penhora contas da SAD do Santa Clara

  • ECO
  • 11 Novembro 2020

Em causa estão quatro empréstimos concedidos ainda pelo Banif (que foi comprado pelo Santander Totta), tendo falhado o pagamento de prestações, relativas a dezembro de 2019 e junho de 2020.

O Santander Totta penhorou a SAD do Santa Clara e alguns dirigentes, segundo noticia esta quarta-feira o Público (acesso condicionado). O incumprimento de pagamento terá levado banco a executar parte de uma dívida de 5,4 milhões de euros, penhorando as contas da sociedade desportiva, bem como as de alguns dirigentes (incluindo do presidente Rui Cordeiro) e as receitas provenientes dos direitos de transmissão televisiva dos jogos de futebol e as verbas da transferência de Zaidu para o Porto.

A notícia é avançada depois de, na segunda-feira, a SAD do Santa Clara ter sido alvo de buscas da Polícia Judiciária. Em causa estão quatro empréstimos concedidos ainda pelo Banif (que foi comprado pelo Santander Totta), tendo falhado o pagamento de prestações, relativas a dezembro de 2019 e junho de 2020, num valor global de 2,180 milhões de euros.

Os empréstimos contraídos pelo Santa Clara tiveram condições vantajosas, sendo contratualizado o pagamento de uma taxa de juro nominal anual de 3% e a liquidação de prestações semestrais por 21 anos. “O crédito do Banif foi feito com os termos de um crédito à habitação”, admitiu Rui Cordeiro, ao Público. Ainda assim, o clube não teve capacidade de pagar. “A nossa gestão de dívida é deficitária, temos sempre um buraco financeiro de 500 ou 600 mil euros que apenas conseguimos colmatar com a venda de atletas”, explicou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander penhora contas da SAD do Santa Clara

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião