Governo encerra estabelecimentos das 13h às 8h no fim de semana. Mercearias podem ficar abertas

O Governo decretou que a generalidade do comércio e restauração vai ter de fechar durante o recolher obrigatório nos fins de semana. Pequenas padarias e mercearias deverão poder continuar abertas.

O Conselho de Ministros determinou o encerramento da generalidade dos estabelecimentos comerciais e restaurantes em Portugal “entre as 13h00 de sábado e as 8h00 de domingo e das 13h00 de domingo até às 8h00 de segunda-feira” nos próximos dois fins de semana, depois de se verificarem tentativas de contornar o espírito da lei, na ótica do Governo.

Após a reunião desta quinta-feira, o primeiro-ministro admitiu em conferência de imprensa que tem havido nos últimos dias “uma espécie de concurso para ver onde está a exceção para não cumprir” as regras de controlo da pandemia. Por isso, a generalidade do comércio vai ter de fechar, exceto algumas mercearias, padarias consultórios e outros, enquanto os restaurantes só poderão funcionar após as 13h00 para as entregas ao domicílio.

“Vimo-nos forçados a eliminar qualquer tipo de equívoco. Para que isso aconteça, fica determinado o encerramento a partir das 13h00 de sábado e até às 8h00 de domingo, e a partir das 13h00 de domingo até às 8h00 de segunda-feira, todos os estabelecimentos comerciais, ou de restauração”, salientou António Costa, em declarações transmitidas pelas televisões.

No entanto, de acordo com o primeiro-ministro, esta regra também tem exceções. É o caso de “algumas padarias, consultórios médicos e veterinários, farmácias, bombas de gasolina, retalho alimentar, de produtos naturais ou dietéticos, com porta aberta para a rua e com área não superior a 200 metros quadrados”, detalhou o chefe do Governo. “Quanto à restauração, só poderá funcionar a partir das 13h00 para proceder à entrega domiciliária”, acrescentou.

“Espero que assim não haja espaço para qualquer tipo de equívoco e eliminemos aquilo que seguramente com bom senso todos teriam podido praticar, mas que, perante a manifesta vontade de haver incumprimento, temos simplesmente de adotar uma regra rígida, e a regra é: às 13h00, tudo fechado”, ressalvou António Costa.

O dia desta quinta-feira ficou marcado pela decisão do Pingo Doce de abrir às 6h30 nos próximos dois fins de semana, uma medida que a empresa justifica como forma de evitar concentrações de clientes, mas que foi bastante criticada. Face à pressão também das autarquias, que se chegaram à frente com proibições unilaterais às pretensões da empresa, a Jerónimo Martins decidiu recuar na decisão.

(Notícia atualizada pela última vez ás 19h36)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo encerra estabelecimentos das 13h às 8h no fim de semana. Mercearias podem ficar abertas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião