Transição formal de Biden dá ânimo a Wall Street

Já foi dado o passo formal que arranca a transição de poder na Casa Branca de Donald Trump para Joe Biden. Após o momento de incerteza, os investidores ganharam ânimo.

Os principais índices norte-americanos estão a valorizar no início da sessão desta terça-feira após ter sido dado o passo formal para que comece a transição do presidente eleito Joe Biden. Depois de semanas de incerteza política, os investidores têm agora mais certezas de que Donald Trump irá admitir a derrota e estão otimistas com a capacidade da nova administração norte-americana de lançar mais estímulos à economia.

O Dow Jones sobe 0,89% para os 29.856,07 pontos, o Nasdaq valoriza 0,17% para os 11.900,65 pontos e o S&P 500 avança 0,61% para os 3.599,49 pontos. Apesar do aumento do número de infeções tanto na Europa como nos EUA, o Dow Jones acumula uma valorização de 10% em novembro e o S&P 500 uma subida de 8%, caminhando para o melhor novembro desde 1980.

Desde as eleições que o atual presidente norte-americano tem dito que houve “fraude generalizada”, o que não foi comprovado, e colocou várias ações legais para tentar reverter o resultado eleitoral que deu a vitória ao Partido Democrata.

Contudo, esta segunda-feira, a agência federal responsável pela transição presidencial deu luz verde oficialmente a Biden. Outra das notícias que animou os investidores foi a indicação de que Janet Yellen, ex-presidente da Reserva Federal norte-americana, pode vir a ser a secretário do Tesouro (semelhante a ministra das Finanças), o que a concretizar-se será a primeira mulher a ocupar o cargo.

Às novidades sobre a nova administração liderada por Biden e Kamala Harris, a primeira mulher vice-presidente dos EUA, juntam-se as notícias relativas às vacinas contra a Covid-19. Com os ensaios clínicos a mostrarem uma eficácia superior a 90%, a expectativa é que possa haver uma vacina antes do final do ano.

Entre as cotadas, o destaque vai para a Tesla que sobe mais de 4% e está a caminha de uma capitalização bolsista de 500 mil milhões de dólares. Recentemente foi noticiado que a cotada irá juntar-se ao índice S&P 500 em breve.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transição formal de Biden dá ânimo a Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião