Galp perde quase 2% e atira Lisboa para a linha de água

Os títulos da Galp Energia estão a penalizar a bolsa de Lisboa, que segue a cotar na linha de água ao fim de quatro sessões consecutivas de ganhos.

Ao fim de quarto sessões consecutivas de ganhos, tendo mesmo batido máximos de junho, a bolsa de Lisboa inverteu a tendência e está a cotar na linha de água, penalizada pelos títulos da Galp Energia. Ainda a penalizar o índice estão as ações do BCP e dos CTT. Pelo contrário, a impedir quedas mais expressivas está o setor papeleiro.

O PSI-20 está a somar uns ligeiros 0,11% para 4,633.61 pontos, com apenas três cotadas no vermelho e uma inalterada. Depois de ter batido máximos de junho na última sessão, o índice de referência nacional está instável e já esteve mesmo a cotar no vermelho.

A contribuir para esta penalização de Lisboa estão as ações da Galp Energia que perdem 1,42% para 9,58 euros, numa altura em que o preço do barril de petróleo está a desvalorizar cerca de 1% nos mercados internacionais. Ainda no setor energético, a EDP Renováveis está a cair 0,11% para 17,48 euros.

Nas perdas, destaque ainda para o BCP, que desvaloriza 0,57% para 0.1217 euros, mas também para os CTT que recuam 1,79% para 2.465 euros, representando a maior descida desta sessão. Nem o Acordo de Empresa celebrado esta quarta-feira salvou a empresa dos correios de uma desvalorização nos mercados.

Pelo contrário, a impedir quedas mais acentuadas do PSI-20 estão as cotadas do setor do papel. A Navigator soma 0,9% para 2,46 euros, enquanto a Semapa avança 0,23% para 8,9 euros. A Altri, por sua vez, mantém-se inalterada.

Ainda nas subidas, a EDP soma 0,55% para 4,531 euros, enquanto a Jerónimo Martins avança 0,49% para 14,24 euros.

Lisboa acompanha, assim, a tendência indefinida que se vive no resto da Europa, com o Stoxx-600 a subir 0,1% para 392.48 pontos. Entre as praças europeias, o espanhol Ibex-35 recua 0,51%, o francês CAC-40 avança 0,1% e o alemão DAX ganha 0,1%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp perde quase 2% e atira Lisboa para a linha de água

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião