Bracinha Vieira vai liderar comissão que vigia vendas de ativos do Novo Banco

Comissão que fiscaliza cumprimento do contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star vai passar a ser presidido por José Bracinha Vieira a partir do início do próximo ano.

A comissão de acompanhamento do Novo Banco vai sofrer alterações a partir do início do próximo ano. José Bracinha Vieira, atual membro desta comissão, vai passar a presidir ao órgão que fiscaliza o cumprimento do contrato de venda do banco ao Lone Star, ocupando o lugar de José Rodrigues de Jesus.

O Fundo de Resolução adianta ainda que indicou Pedro Miguel Marques e Pereira para vogal nesta comissão. Carlos Miguel de Paula Martins Roballo, que já integra a atual comissão de acompanhamento por indicação do Fundo de Resolução e do Novo Banco, vai continuar para o mandato 2021-2024.

O acordo de capital contingente tem estado no centro da polémica. É por causa dele que o Fundo de Resolução tem sido chamado a compensar o Novo Banco pelas perdas com um conjunto de ativos tóxicos nos últimos anos. Até hoje, já foram injetados cerca de três mil milhões de euros no banco ao abrigo deste acordo, estando ainda disponíveis 900 milhões de euros.

Contudo, os últimos meses trouxeram muitas dúvidas em torno das vendas destes ativos problemáticos realizadas pelo banco, sobretudo por causa das perdas acentuadas que tiveram de ser cobertas pelo Fundo de Resolução. Face a este quadro de suspeitas, o Parlamento pediu ao Tribunal de Contas que faça uma auditoria ao banco.

Entretanto, o Novo Banco já indicou que tenciona fazer novo pedido ao Fundo de Resolução por conta dos prejuízos que vai ter este ano e o Orçamento do Estado para o próximo ano reservou 476 milhões de euros de despesa que o Fundo de Resolução irá ter com o banco. Porém, a Assembleia da República travou esta semana novas injeções até que o Tribunal de Contas apresente resultados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bracinha Vieira vai liderar comissão que vigia vendas de ativos do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião