Juros da dívida portuguesa em mínimos de sempre a dois, cinco e dez anos

  • Lusa e ECO
  • 27 Novembro 2020

Os juros da dívida portuguesa continuam em queda e estão neste momento em novos mínimos de sempre a dois, cinco e dez anos.

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a cair para mínimos de sempre a dois e a cinco anos, e a manter-se em níveis mínimos a dez anos em relação a quinta-feira.

Esta manhã, às 08h25 em Lisboa, os juros a dez anos mantinham-se em 0,006%, atual mínimo de sempre, verificado pela primeira vez em 26 de novembro, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.

Os juros a cinco anos desciam para -0,463%, novo mínimo de sempre, contra -0,462% na quinta-feira, depois de terem subido para 0,916% em 18 de março, um máximo desde junho de 2018. No mesmo sentido, os juros a dois anos recuavam para -0,697%, novo mínimo de sempre, contra -0,692% na quinta-feira.

Há muito que os juros da dívida têm vindo a cair, isto apesar do contexto macroeconómico adverso em resultado da pandemia. A economia mergulhou numa forte recessão, o défice vai disparar e a dívida também. Este comportamento não é exclusivo de Portugal, dado que é o reflexo da atuação do Banco Central Europeu (BCE) que, com a crise, avançou para um novo programa de compras de títulos soberanos como forma de ajudar os países.

Exemplo disso é que, esta manhã, os juros de Espanha, Grécia e Itália desciam em quase todos os prazos e em muitos casos para níveis mínimos, enquanto os da Irlanda se mantinham negativos, mas subiam em todos os prazos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da dívida portuguesa em mínimos de sempre a dois, cinco e dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião