Alexandre Miguel Mestre lança livro sobre a relação de Sá Carneiro com o desporto

O consultor da Abreu Advogados, Alexandre Miguel Mestre, editou uma obra que aborda a relação do ex-primeiro ministro, Francisco Sá Carneiro, com o o desporto.

“Francisco Sá Carneiro e Desporto” é o mais recente livro editado por Alexandre Miguel Mestre, consultor da Abreu Advogados. Uma obra que versa sobre a relação com o desporto do ex-primeiro ministro, Francisco Sá Carneiro, que perdeu a vida num acidente de aviação em Camarate, Lisboa.

Editado pela Prime Books, o livro “procura desvendar como Sá Carneiro deu simultaneamente resposta aos desígnios de política interna e externa do País e à autonomia do Movimento Olímpico”.

“Nesse contexto, identificam-se os fundamentos da decisão oficial do Governo de Sá Carneiro e efeitos nos agentes desportivos, na opinião pública, na (já tensa) relação com o Presidente da República, General Ramalho Eanes, no Parlamento, e até no Movimento Sindical”, lê-se na descrição da obra.

“Francisco Sá Carneiro e Desporto” faz ainda uma análise como Sá Carneiro encarou o desporto e como este marcou a sua vida familiar e pessoal.

“Natal de 1979, invasão de tropas da União Soviética ao Afeganistão. A détente parece ceder a um clima agudo de Guerra Fria. Jimmy Carter, Presidente dos Estados Unidos da América, reage. De entre outras medidas de retaliação, uma tem impacte no desporto: o boicote aos Jogos Olímpicos de Moscovo, a realizar no verão de 1980. Sá Carneiro, Primeiro-Ministro de Portugal, deparou-se com um difícil dilema: por um lado a solidariedade para com os aliados norte-americanos, e o contexto dos compromissos no quadro da NATO, para além do respeito pelo Direito Internacional Público vigente; por outro lado, e já com base no Direito do Desporto (Lex Sportiva), em particular a Carta Olímpica, havia que não defraudar os direitos e os interesses do Comité Olímpico Português, dos atletas nacionais e mesmo dos cidadãos Portugueses interessados em seguir os Jogos Olímpicos pela televisão”, lê-se na súmula do livro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alexandre Miguel Mestre lança livro sobre a relação de Sá Carneiro com o desporto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião