Família EDP ampara Lisboa, bolsas europeias em alta ligeira à espera do BCE

As bolsas europeias contrariaram a tendência dos mercados asiáticos e estão a negociar em ligeira alta. Os investidores estão à espera de novidades do BCE.

As bolsas europeias abriram em ligeira alta, contrariando a pressão vendedora que se instalou sobre as ações norte-americanas na sessão anterior e seguindo em contraciclo com as quedas verificadas nos mercados asiáticos. A praça nacional não é exceção.

As atenções dos investidores estão centradas nos resultados da reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), depois de a presidente Christine Lagarde ter prometido “recalibragem” dos estímulos, esperando-se um aumento do programa de compras de emergência pandémica (PEPP) em 500 mil milhões de euros e no seu prolongamento por mais seis meses, até dezembro do próximo ano.

Neste contexto, o Stoxx 600 sobe 0,03%, enquanto o alemão DAX ganha 0,02%, o francês CAC-40 avança 0,24%, o espanhol IBEX-35 soma 0,25% e o britânico FTSE 100 valoriza 0,47%. Em Portugal, o índice PSI-20 avança 0,16%, para 4.781,61 pontos, com os setores da energia e dos correios à cabeça.

Os CTT destacam-se com uma valorização de 1,18%, para 2,58 euros, enquanto a Mota-Engil soma 0,56%, para 1,444 euros, depois de ter assinado um contrato de 240 milhões de euros para a construção e operação de uma autoestrada no México.

Mas é a família EDP que mais ampara o índice nacional. A elétrica portuguesa soma 0,41%, para 4,706 euros, enquanto a EDP Renováveis avança 0,32%, para 18,56 euros por ação.

Apesar das subidas, o nervosismo dos investidores aumentou perante o impasse nas negociações de novos estímulos nos EUA, ao mesmo tempo que a reunião entre o líder do Governo britânico e a presidente da Comissão Europeia apenas produziram um acordo para dar continuidade às conversações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Família EDP ampara Lisboa, bolsas europeias em alta ligeira à espera do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião