CDS quer ouvir mais de 20 pessoas na comissão de inquérito ao Novo Banco

Os centristas querem ouvir muitos dos gestores e ex-gestores do Novo Banco assim como os supervisores e os responsáveis do Fundo de Resolução.

A lista de personalidades a ser ouvidas na comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco continua a aumentar. O CDS revelou esta segunda-feira que quer ouvir mais de 20 pessoas e pede todos os documentos do anterior inquérito feito à resolução do BES/GES e documentos confidenciais do Novo Banco, nomeadamente o contrato de venda do Novo Banco que tem vindo a ser pedido por vários partidos.

Num requerimento entregue esta segunda-feira ao presidente da comissão parlamentar de inquérito, Fernando Negrão, a deputada centrista Cecília Meireles indica os nomes de Mário Centeno, ex-ministro das Finanças e atual governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, ex-governador do Banco de Portugal, Ricardo Mourinho Félix, ex-secretário de Estado Adjunto e das Finanças e Luís Máximo dos Santos, presidente do Fundo de Resolução (FdR).

Mas também há nomes menos conhecidos dos portugueses, como os restantes membros da comissão diretiva do FdR, e outros supervisores:

  • José Ramalho, ex-Presidente da Comissão Diretiva do FdR;
  • José Bracinha Vieira, Presidente da Comissão de Acompanhamento;
  • José Rodrigues de Jesus, ex-Presidente da Comissão de Acompanhamento;
  • João Filipe Soares da Silva Freitas, Secretário-Geral do FdR;
  • Responsável da EY, auditor externo do Novo Banco;
  • Responsável da Oliver Wyman no que toca à verificação de que o montante a pagar pelo Fundo no âmbito do mecanismo de capital contingente foi corretamente apurado;

A estes juntam-se vários gestores e ex-gestores do Novo Banco:

  • António Ramalho, CEO do Novo Banco;
  • Vítor Bento, ex-presidente do conselho de administração do Novo Banco;
  • Eduardo Stock da Cunha, Ex-Presidente do CA do Novo Banco;
  • Luísa Soares da Silva, Administradora do Novo Banco;
  • Rui Fontes, Administrador do Novo Banco;
  • Byron Haynes, Presidente do Conselho Geral e de Supervisão do Novo Banco;
  • Jorge Freire Cardoso, ex-administrador do Novo Banco;
  • Vítor Fernandes, ex-administrador do Novo Banco;
  • Matteo Castelvetri e Alistair Wallace Bell, Presidente e Administrador da Gamalife (antiga seguradora do Novo Banco).

Ao todo, serão pelo menos 20 audições — às quais se juntam os restantes membros da comissão diretiva do FdR que o CDS não nomeia — a pedido do CDS, que se juntam às 76 pessoas requeridas pelo PSD, às 32 pedidas pelo PAN e às 18 pedidas pelo Bloco.

Além das audições, o CDS quer ter acesso a vários documentos, nomeadamente “todos os depoimentos e documentos recolhidos e ou produzidos no âmbito daquela Comissão (incluindo documentos confidenciais e o relatório final da Comissão)”.

Além disso, o CDS quer que “sejam enviados a esta Comissão de Inquérito os documentos relacionados com o seu objeto que se encontrem na Comissão de Orçamento e Finanças, incluindo documentos confidenciais, e designadamente o Relatório de Auditoria Especial realizado nos termos da Lei n.º 15/2019, de 12 de fevereiro, o contrato de venda do Novo Banco e o acordo de capital contingente celebrado entre o Novo Banco e o Fundo de Resolução“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CDS quer ouvir mais de 20 pessoas na comissão de inquérito ao Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião