PS quer ouvir 62 personalidades no Parlamento por causa do Novo Banco

Depois do PSD, os socialistas são quem mais personalidades querem ouvir na Comissão de Inquérito ao Novo Banco. Pedem ainda acesso a dezenas de documentos sobre o banco.

O Grupo Parlamentar do PS quer chamar ao Parlamento 62 personalidades ligadas ao Novo Banco, para serem ouvidas na Comissão de Inquérito. Os socialistas propõem ainda o acesso a dezenas de documentos relacionados com a atividade da instituição bancária.

Ex-administradores do Banco de Portugal e ex-responsáveis dentro da mesma instituição, diretores do Novo Banco, ministros e ex-ministros, auditores e advogados são algumas das pessoas que o PS quer ouvir no Parlamento, de acordo com o documento que foi entregue esta terça-feira na Assembleia da República, e onde consta a lista de todas as 62 personalidades.

O PS é, assim, o Grupo Parlamentar que mais pessoas quer ouvir, depois do PSD, que propôs audições com 76 personalidades. A proposta do PAN é de 32, a do CDS aponta para mais de 20 e o Iniciativa Liberal para 53. Até ao momento, contas feitas, os deputados querem ouvir 195 pessoas na Comissão de Inquérito ao novo Banco.

Para os socialistas, é importante responder a sete “perguntas chave”, como explicou o deputado João Paulo Correia ao ECO. São elas:

  • Por que razões um conjunto de ativos problemáticos passaram do BES para o NB com auxílio de Estado?
  • Por que razões o Governo e BdP decidiram não vender o NB em agosto de 2015, tendo em conta que uma das propostas em cima da mesa (Fosun) não tinha custos para os contribuintes? O PS quer ouvir a Fosun e conhecer a proposta em concreto.
  • Quanto custou à República Portuguesa, em juros da dívida, durante o ano de 2016, a decisão de não vender o NB? A não venda do NB levou o BdP a retransmitir 2.000 milhões de euros de obrigações seniores do balanço do NB para o BES, causando um ataque ao rating da República Portuguesa nas praças financeiras internacionais.
  • Sabendo que o NB não podia continuar a sua atividade para lá de 2017, qual a alternativa que menos pesava aos contribuintes? Liquidação ou esta venda à Lone Star? O PS requer à Comissão Europeia o relatório confidencial que autorizou a venda à Lone Star e que avaliou o impacto da liquidação em alternativa à venda proposta.
  • Quais as condições impostas pela Comissão Europeia ao contrato de venda à Lone Star entre o momento do acordo inicial e a assinatura do contrato?
  • A administração do NB cumpriu os critérios mais exigentes de transparência e rigor na alienação das carteiras de ativos (2015 a 2020)?
  • Foi dado tratamento de favor a algum ou alguns devedores do NB em matéria de reestruturação de créditos?

Mas, tal como os restantes partidos, o pedido dos socialistas não fica aqui por aqui. O partido propõe ainda ter acesso a dezenas de documentos relacionados com a atividade do Novo Banco, tais como atas de reuniões, correspondências, auditorias, balanços, processos de avaliação de ativos, contratos assinados e créditos concedidos.

Estes documentos são pedidos a entidades tais como o Banco de Portugal, o Fundo de Resolução, a Deloitte, o próprio Novo Banco, a Comissão Europeia e até o Governo.

(Notícia atualizada às 10h54 com declarações de João Paulo Correia ao ECO)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS quer ouvir 62 personalidades no Parlamento por causa do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião