Maré vermelha em Lisboa no arranque da última sessão do ano

É dia de perdas na praça lisboeta. Entre as cotadas do PSI-20, só uma está a negociar acima da linha de água. Papeleiras, retalho e BCP pressionam bolsa nacional.

Em linha com as demais praças do Velho Continente, Lisboa arrancou a última sessão de 2020 em “terreno negativo”. Esta quarta-feira é dia de maré vermelha na praça nacional, com apenas uma das cotadas do PSI-20 a escapar às perdas. Papeleiras, retalho e BCP pressionam bolsa portuguesa.

O índice de referência nacional, o PSI-20, desvaloriza 0,55% para 4.894,560 pontos. Nas demais praças europeias, a tendência descendente repete-se. O alemão Dax cai 0,31%, o francês CAC 40 recua 0,6%, o espanhol Ibex desce 0,53% e o britânico FTSE desvaloriza 1,31%. O índice pan-europeu Stoxx 600 desvaloriza 0,32%.

Nem o arranque da vacinação contra a Covid-19 está a ser suficiente para animar os investidores, neste final de ano. Isto uma vez que está a ser registado um aumento do número de casos de infeção, em vários países, o que está a levar ao prolongamento das medidas restritivas. No Reino Unido, por exemplo, as medidas de confinamento serão alargadas, anunciou o secretário de Estado da Saúde britânico.

Na praça lisboeta, destaque para as papeleiras. Os títulos da Navigator recuam 1,27% para 2,484 euros e estão entre os que estão a registar maiores perdas, na sessão desta quinta-feira. Também as ações da Semapa caem 0,55% para 9,02 euros e as da Altri perdem 0,96% para 5,16 euros.

No retalho, as ações da Jerónimo Martins recuam 0,94% para 13,77 euros e as da Sonae desvalorizam 1,12% para 0,66 euros.

A pesar sobre Lisboa estão também as energéticas, com os títulos da Galp Energia a desvalorizarem 1% para 8,674 euros, os da EDP a caírem 0,15% para 5,192 euros e os da EDP Renováveis a recuarem 0,43% para 22,9 euros.

Também no vermelho estão os títulos do BCP, que perdem 0,64% para 0,1243 euros. E as ações da Mota-Engil recuam 1,46% para 1,352 euros.

A contrariar, as ações da Corticeira Amorim somam 0,9% para 11,24 euros, destacando-se como única cotada do PSI-20 a negociar acima da linha de água.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maré vermelha em Lisboa no arranque da última sessão do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião