Novos canais da RTP na TDT só depois da renegociação do contrato de concessão do serviço público

A possibilidade de se acabar com a RTP Memória na TDT está também a ser considerada, ponderando-se a sua substituição por um canal público infantil ou juvenil.

Em dezembro, foi aprovada em Conselho de Ministros a integração da RTP África na programação da Televisão Digital Terrestre (TDT), bem como de um novo canal da RTP, “dedicado ao conhecimento”. No entanto, esta extensão da oferta acontecerá só depois da renegociação do contrato de concessão do serviço público de rádio e de televisão.

Durante este processo de renegociação, estará também em cima da mesa a possibilidade de se acabar com a RTP Memória na TDT ou de, pelo menos, se reduzir a programação dedicada ao arquivo histórico da concessionária, avança a Resolução do Conselho de Ministros divulgada esta terça-feira a propósito do tema.

E, caso tal venha mesmo a acontecer, “a concessionária deverá iniciar um novo serviço de programas dedicado aos públicos infantis e juvenis, que ocupará, total ou parcialmente, a reserva de capacidade até aqui atribuída ao serviço de programas RTP Memória”, esclarece o documento.

Neste momento, a oferta da TDT é composta por apenas sete canais: RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP Memória, RTP3 e Canal Parlamento. Este número subirá para nove, com a introdução da RTP África e do novo canal destinado à divulgação científica, o qual está ainda para ser criado, “desde que reunidas as necessárias condições financeiras para o efeito”, e com a eventual substituição da RTP Memória por um canal dedicado ao público infantil ou juvenil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novos canais da RTP na TDT só depois da renegociação do contrato de concessão do serviço público

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião