Rally da bitcoin leva o mercado das criptomoedas a valer um bilião de dólares

As 8.200 criptomoedas disponíveis atualmente a negociar em quase 34 mil mercados representam uma capitalização total de 1.011.375.857.074 dólares. Dois terços dizem respeito à bitcoin.

O rally da bitcoin não pára e está a impulsionar todo o mercado das criptomoedas. O valor total de capitalização de mercado destes ativos digitais ultrapassou pela primeira vez um bilião de dólares. O forte impulso desde o arranque do ano segue-se a um 2020 positivo para as criptomoedas e os analistas não excluem que a tendência continue.

As 8.200 criptomoedas disponíveis atualmente a negociar em quase 34 mil mercados representam uma capitalização total de 1.011.375.857.074 de dólares, de acordo com dados da plataforma CoinMarketCap. Só em 2021, este montante já subiu 24% contra os 767 mil milhões de dólares em que fechou o ano passado. Em janeiro de 2020, todo o mercado valia 208,8 mil milhões de dólares.

Do total atual, 68,6% dizem respeito à bitcoin pelo que o desempenho do mercado tem sido puxado pela maior e mais famosa criptomoeda. Depois de ter quadruplicado de valor no ano passado, o rally continuou ultrapassando os 30.000 dólares e aproximando-se já do próximo marco. Negoceia esta quinta-feira nos 37.297 dólares, depois de ter tocado na quarta-feira o recorde de 37.802 dólares.

As moedas digitais têm beneficiado de um mundo inundado pela liquidez dos estímulos orçamentais e monetários, que comprimem os retornos dos ativos tradicionais. “Quanto mais as pessoas tiverem a perceção de que os seus ativos, particularmente moedas fiáveis, estão a sofrer uma erosão e valor, mais irão procurar alternativas“, defende Geoffrey Morphy, presidente da empresa de mineração cripto canadiana Bitfarms, à Bloomberg.

Apesar de o mercado ainda ser dominado pelos aficionados das criptomoedas, investidores tradicionais estão a ter cada vez mais dificuldade em ignorá-lo. O banco de investimento JPMorgan atualizou, esta semana, o “preço-alvo” para a bitcoin, que vê a escalar até aos 146 mil dólares, no longo prazo, à medida que compete com outros ativos, nomeadamente com o ouro.

Capitalização de mercado das criptomoedas

Fonte: CoinMarketCap

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rally da bitcoin leva o mercado das criptomoedas a valer um bilião de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião