Linha SNS24 está a atender 27 mil chamadas por dia

  • ECO
  • 11 Janeiro 2021

SNS24 está de novo debaixo de enorme pressão. Na primeira semana de 2021 foram realizados 27 mil atendimentos por dia. Médicos alertam que "há milhares de inquéritos epidemiológicos por concluir".

O aumento de casos de Covid-19 está a pressionar a linha SNS24. Na primeira semana deste ano foram realizadas através da linha SNS24, em média, mais de 27 mil chamadas por dia. Estes valores aproximam-se dos registados em novembro, durante a segunda vaga da pandemia de Covid-19 em Portugal, avança o Público (acesso condicionado).

Em apenas dois meses a linha atendeu tantas chamadas como em 2019. Se a procura continuar ao ritmo verificado na primeira semana de 2021, o SNS24 deverá voltar a bater recordes este mês.

Face ao recorde do número de infetados por Covid-19, o médico de saúde pública e epidemiologista, Ricardo Mexia, que desde o início da pandemia tem vindo a reivindicar mais recursos para a área da saúde pública, alerta ser “exasperante andar a dizer o mesmo há dez meses”, sublinhando, é que esse reforço nunca chegou às unidades. “E se já não havia capacidade para concluir os inquéritos epidemiológicos — que são a única forma de se travar as cadeias de transmissão e impedir que mais pessoas fiquem infetadas — com os números que tínhamos antes do Natal, “agora muito menos”, destaca, em entrevista ao Diário de Notícias (acesso pago).

O presidente da Associação Portuguesa de Médicos de Saúde Pública (APMSP) garante mesmo ao DN que “há milhares de inquéritos por concluir a nível nacional”. “Não há unidade que consiga fazer hoje tudo o que deveria fazer. É impossível, não há meios para isso”, sublinha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Linha SNS24 está a atender 27 mil chamadas por dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião