Hoje nas notícias: Escolas, EuroBic e Benfica sob investigação

  • ECO
  • 12 Janeiro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Esta terça-feira o destaque vai para a sessão no Infarmed com os peritos de saúde pública e os políticos de onde sairá a recomendação sobre o que fazer neste novo confinamento total em que Portugal vai entrar. O Governo está preparado para fechar escolas, apesar de não querer, se os especialistas o recomendarem. Nota ainda para as suspeitas de prática de corrupção desportiva que recaem sobre o Benfica.

Governo fecha escolas se especialistas o recomendarem

O Governo está preparado para fechar as escolas se os epidemiologistas o recomendarem perante a subida significativa do número diário de infeções, de internamentos e mortes. O objetivo do Executivo é evitar essa medida, tendo António Costa dado sempre sinal de que as escolas vão manter-se abertas uma vez que esse era o entendimento dos peritos. Contudo, na reunião desta terça-feira no Infarmed pode haver um grande consenso sobre o encerramento parcial ou total das escolas. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Banco de Portugal levanta “reservas” sobre ida de Tamraz para EuroBic

O regulador da banca alertou no final do ano passado os acionistas do EuroBic que a Netoil, empresa liderada por Roger Tamraz (que está na corrida para ficar com o EuroBic), prestou informação errada e imprecisa. O Banco de Portugal levantou assim “fortes reservas” à entrada deste empresário na banca portuguesa. O banco central avisou os atuais acionistas de que estes devem proteger a instituição bancária. Até ao momento, o BdP ainda não recebeu uma proposta formal deste negócio. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Empresas têm de pedir estatuto “REX” para agilizar exportações no pós Brexit

Portugal tem cerca de 3.800 empresas exportadoras para o Reino Unido, mas são poucas as que têm o estatuto “REX”, o sistema de exportador registado para a certificação da origem das mercadorias. O estatuto REX permite aos comerciantes não pagar direitos de importação no Reino Unido. O bastonário da Ordem dos Despachantes Oficiais, Mário Jorge, diz ser “previsível” que nos primeiros meses deste ano “haja um grande aumento” do número dos pedidos “REX” junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Benfica e Vieira investigados por domínio económico e desportivo de clubes pequenos

A Justiça portuguesa está a investigar o Benfica e o seu presidente Luís Filipe Vieira por causa do domínio económico que exerce sobre pequenos clubes como o Santa Clara e o Desportivo das Aves, criando uma dependência. A suspeita do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e da Polícia Judiciária (PJ) é que o clube vendeu e emprestou jogadores a custo zero a estes clubes para conseguir alegadas vantagens desportivas. Em causa estão indícios da prática de corrupção desportiva. Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Escolas, EuroBic e Benfica sob investigação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião