Estirpe britânica do coronavírus é mais letal, diz Boris Johnson

Existem "algumas evidências" de que esta nova variante do coronavírus está associada a "um grau de mortalidade mais elevado", avançou o primeiro-ministro britânico.

Boris Johnson anunciou, em conferência de imprensa esta sexta-feira, que a nova variante do coronavírus, identificada no país e que se caracteriza por ter uma maior velocidade de transmissão, pode estar a causar mais mortes do que as outras estirpes.

Existem “algumas provas” de que a estirpe britânica está associada a “um grau de mortalidade mais elevado”, disse o primeiro-ministro britânico. A declaração foi proferida com base nos dados avançados por Patrick Vallance, conselheiro científico do governo, que mostram que, para todos aqueles que testam positivo, existe um risco acrescido de mortalidade para aqueles que foram afetados pela nova variante.

“Para um homem sexagenário, em média por cada 1.000 infetados, é esperado que dez morram do vírus, infelizmente. Com a nova variante, por cada mil infetados é esperado que morram entre 13 a 14 pessoas”, disse Vallance, citado pela Reuters.

Destacando, no entanto, que os resultantes respeitantes a esta nova estirpe “ainda não são fortes” e que os dados são ainda “incertos”, o especialista adiantou que esta variante não apresenta quaisquer diferenças ao nível da distribuição etária, sendo assim semelhante à estirpe original nesse sentido.

Patrick Vallance acrescentou ainda, neste contexto, que começam a surgir provas, de fontes distintas, que comprovam a eficácia das vacinas contra a Covid-19 no combate a esta nova estirpe, existindo, no entanto, uma maior preocupação acerca desse sucesso em relação às variantes sul-africana e brasileira do coronavírus.

Estes dados foram divulgados numa altura em que, de acordo com o especialista, se sabe já que a estirpe britânica do vírus parece deter uma facilidade de propagação que é superior entre 30% e 70%, quando comparada com a antiga variante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estirpe britânica do coronavírus é mais letal, diz Boris Johnson

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião