Allianz é marca europeia de seguros mais valiosa de 2021
O índice das quinhentas marcas mais valorizadas (todos setores de atividade) inclui 33 marcas de seguros que pesam 4,4% do valor agregado das 500 globais avaliadas pela Brand Finance.
Allianz é a marca europeia com maior valorização na indústria de seguros, de acordo com o ranking global de marcas organizado pela Brand Finance para 2021 e que é liderado pela Apple.
A indústria de seguros coloca quatro entre as 100 marcas globais de maior valor do índice Brand Finance Global 500 2021. O índice das quinhentas marcas mais valiosas (todos setores de atividade) inclui 33 marcas de seguros que pesam 4,4% do valor agregado das 500 globais.
As vinte marcas de seguro mais valiosas estão entre as 316 maiores do ranking global Brand Finance para 2021. Entre as cinco primeiras seguradoras, as quatro mais bem classificadas perderam valor face 2020, sendo que a Ping An (-20,9%, para 54,58 mil milhões de dólares em valor de marca) e a Allianz (-18,7%, para 20,2 mil milhões de dólares) foram as que mais desvalorizaram em termos relativos. Já a AXA é a única europeia a subir de posição face a 2020.
Top-20 marcas de seguros mais valiosas 2021
Após alguns anos de “forte crescimento para as seguradoras, com a indústria como um todo a conseguir mais do que duplicar o valor da marca na última década (de 133,9 mil milhões de dólares em 2011 para 333,8 mil milhões em 2020), os resultados mostram-se variados este ano”, uma vez que o confinamento decorrente da pandemia gerou dificuldades generalizadas, com “metade de todas as fornecedoras de seguros que integram o ranking a experimentarem quedas no valor da marca de um ano para o outro”.
Essas variações poderão significar menos renovações (de apólices), riscos mais baixos, e a uma reavaliação das despesas por parte dos consumidores de seguros, refere o relatório da Brand Finance.
Entre as resseguradoras, a Swiss Re (-29% para 4,9 mil milhões de dólares) foi a mais atingida, caindo 111 posições para o 404º lugar. Em contraste, a China Re (+16% para 4,2 mil milhões de dólares) aumentou mais em valor de marca do que todas as seguradoras a nível mundial e entrou no ranking pela primeira vez, reivindicando a 464ª posição.
As previsões otimistas de lucros resultantes da queda dramática de pedidos de indemnização (de sinistros) durante a pandemia “é uma explicação possível para o aumento do valor da marca no setor, uma vez que menos pessoas estão nas estradas e as empresas registam menos lesões de trabalho devido ao isolamento dos empregados em casa, complementa o relatório.
Em conjunto, de 2020 para 2021, as 500 marcas mais valiosas do mundo perderam 26 mil milhões de dólares. As marcas representadas por países mostram que a França perdeu 28 mil milhões, o Reino Unido, perto de 17 mil milhões, Alemanha 11,1 mil milhões e Espanha 9,1 mil milhões de dólares.
Segundo nota companhia que organiza o ranking, entende-se por “valor da marca” o benefício económico líquido que um proprietário de marca obteria ao licenciar a marca no mercado aberto. A força da marca (brand strength) é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis relativamente aos concorrentes. O valor da marca refere-se à valorização atual dos benefícios especificamente relacionados com a reputação da marca e as organizações detêm e controlam estes ganhos através de direitos de marca e otimizam os benefícios através das estratégias de marketing e comunicação.
A Brand Finance calcula os valores das marcas para os seus rankings utilizando a abordagem Royalty Relief, um método reconhecido por certificação internacional (ISO) e que cumpre diversas fases, com por exemplo, a análise de impacto da marca e avaliação da fortaleza da mesma.
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