5 coisas que vão marcar o dia
Esta terça-feira vai ser conhecido o valor do "buraco" das contas públicas em 2020 provocado pela pandemia, ou seja, o défice em contabilidade pública de dezembro.
No Parlamento, os deputados vão ouvir vários representantes dos trabalhadores da TAP e, em Belém, o Presidente da República reeleito irá “receber”, por videochamada, os partidos, divulgando posteriormente o decreto presidencial que vai renovar o estado de emergência em Portugal. A nível internacional, o FMI vai divulgar a atualização do seu relatório sobre a estabilidade financeira e a Fed divulga as conclusões da reunião de política monetária.
Finanças divulgam défice de 2020 em contabilidade pública
O Ministério das Finanças divulga esta quarta-feira a síntese de execução orçamental relativa a dezembro, concluindo o ano de 2020 em que o Governo se viu obrigado a fazer um Orçamento Suplementar. Os dados estarão em contabilidade pública (ótica de caixa) pelo que ainda não serão os “oficiais”, em termos internacionais, mas já darão indicação de como correu a execução orçamental no ano da pandemia. Os números até ao terceiro trimestre indicavam que o défice podia ficar abaixo da previsão do Governo (-7,3% do PIB).
Presidente da República ouve partidos antes da renovação do estado de emergência
Marcelo Rebelo de Sousa, que foi reeleito este domingo para um segundo mandato em Belém com 60,7% dos votos, continuará a ouvir os partidos esta quarta-feira até meio da tarde. Posteriormente, o Presidente da República deverá divulgar o decreto presidencial que renovará o estado de emergência em Portugal com um confinamento apertado, não sendo expectável muitas alterações ao seu conteúdo face ao que está em vigor atualmente. O documento será discutido e votado na quinta-feira no Parlamento.
Deputados ouvem trabalhadores da TAP sobre o plano de reestruturação
Esta quarta-feira os deputados da comissão de economia, inovação, obras públicas e habitação vão ouvir uma série de representantes de trabalhadores da TAP para discutirem o plano de reestruturação que o Governo submeteu à Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia para negociação: o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, Sindicato Independente de Pilotos de Linhas Aéreas, Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, Comissão de Trabalhadores TAP, Plataforma de Sindicatos de Terra do Grupo TAP, Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Aeroportos e Aviação, Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, Comissão de Trabalhadores dos Serviços Portugueses de Handling, Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves e o Sindicato Nacional dos Engenheiros.
FMI atualiza Relatório Global de Estabilidade Financeira
Após ter atualizado o World Economic Outlook (perspetivas económicas) esta terça-feira, o Fundo Monetário Internacional divulga esta quarta-feira a atualização do Relatório Global de Estabilidade Financeira que incide sobre o sistema financeiro e a banca mundial. Na quinta-feira o FMI vai divulgar a atualização do Fiscal Monitor, o documento que analisa a saúde das finanças públicas dos países.
Fed decide rumo da política monetária
A Reserva Federal norte-americana reúne-se esta quarta-feira para decidir o rumo da política monetária dos Estados Unidos. Jerome Powell, presidente da Fed, terá agora de ter em conta o agravamento da pandemia, mas também a proposta da nova administração Biden para mais estímulos orçamentais. Do lado do Governo, com a pasta do Tesouro, estará Janet Yellen, ex-presidente da Fed, que foi confirmada esta semana pelo Senado, e que poderá dar mais confiança a Powell sobre a coordenação das políticas orçamentais e monetárias nos EUA.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}