Abanca dará prioridade a Portugal para crescer com aquisição

Juan Carlos Escotet, chairman do banco galego, voltou a afastar o interesse no EuroBic, que quase comprou em 2020, mas diz que continua atento a Portugal, um mercado "estratégico" para o Abanca.

O Abanca voltou a afastar o interesse no EuroBic, que esteve prestes a comprar no ano passado, mas admitiu que, entre Portugal e Espanha, poderá dar prioridade ao mercado nacional se houver alguma oportunidade de aquisição.

“Portugal é um destino estratégico, é absolutamente complementar ao que temos em Espanha”, disse o chairman do banco galego, Juan Carlos Escotet, na apresentação dos resultados anuais.

“Se tivermos pela frente a possibilidade de escolher entre crescer por uma aquisição entre Portugal e Espanha, porque não, talvez, por uma questão de diversificação, (…) preferir o crescimento por uma aquisição em Portugal?“, acrescentou o responsável.

Escotet adiantou também que continua atento ao mercado. “Continuamos a olhar e analisaremos com interesse alguma oportunidade que surja”, referiu.

O responsável disse ainda que no âmbito das incorporações feitas nos últimos anos, o Abanca olhou para o negócio do Novo Banco em Espanha, mas ainda sem “decisões tomadas”.

“Estamos num processo de revisão e a considerar se cumpre com os requisitos” de expansão do banco, e apenas posteriormente a isso definirá “uma postura e uma definição sobre a mesma”, disse Escotet.

Os lucros do Abanca caíram 60% em 2020, para 160 milhões de euros, depois de o banco galego ter reforçado as provisões em 273 milhões de euros para fazer face ao impacto da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abanca dará prioridade a Portugal para crescer com aquisição

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião