Pacto Português para os Plásticos promete 100% de embalagens recicláveis até 2025

Em 2021, o Pacto Português dos Plásticos lança o Roadmap 2020 e a segunda fase da campanha digital “Vamos Reinventar o Plástico”, centrada nas questões da reutilização e da reciclagem.

Um ano depois de ter sido lançado, a 4 de fevereiro de 2020, e já com uma lista completa de todos os plásticos de uso único que é urgente eliminar, o Pacto Português para os Plásticos entra agora em 2021 com metas bem definidas para meados desta década e a apresentação do novo Roadmap 2025.

Neste momento são já perto de uma centena os membros e signatários do Pacto Português para os Plásticos, liderado e coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, que agora se comprometem a alcançar cinco metas até 2025:

  • Eliminar os plásticos de uso único considerados problemáticos e/ou desnecessários;
  • Garantir que 100% das embalagens são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  • Garantir que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem;
  • Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
  • Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização
    circular dos plásticos.

O progresso da iniciativa será avaliado todos os anos, com os membros do Pacto Português para os Plásticos a terem de reportar o seu desempenho, de forma agregada, relativamente a cada meta da iniciativa. A partir de 2021, será divulgado um relatatório anual em outubro de cada ano.

“Os membros do Pacto Português para os Plásticos estão a promover, de forma ativa, investimentos em soluções inovadoras de embalagens, que permitem acelerar a transição para uma economia circular para os plásticos em Portugal. Desde embalagens 100% recicláveis, a embalagens com 100% material reciclado, passando por modelos de reutilização de embalagens e técnicas avançadas de reciclagem, entre muitas outras inovações disruptivas”, refere o Roadmap 2025, documento estratégico que foi desenvolvido, de forma colaborativa, por todos os membros.

Para cada uma das cinco metas principais, o documento estabelece etapas intermédias de curto e médio prazo e as ações necessárias para concretizar os objetivos da iniciativa ao longo do tempo, assim como responsabilidades coletivas (do Pacto Português dos Plásticos) e individuais (dos membros) para alcançar os objetivos.

Em 2021, o Pacto Português dos Plásticos lança também a segunda fase da campanha digital “Vamos Reinventar o Plástico”, centrada nas questões da reutilização e da reciclagem. No site da iniciativa e nas redes sociais serão disponibilizados conselhos e estratégias para o consumidor. No Facebook decorrerá também um passatempo com três prémios no valor global de 600 euros (200 euros cada um) em vales de compras/cartões presente, para utilizar nas lojas de alguns dos membros da iniciativa.

“Este passatempo tem como principal objetivo a partilha das melhores práticas relativas à reutilização de embalagens de plástico, através de uma fotografia exemplificativa. A equipa da Associação Smart Waste Portugal, entidade coordenadora do Pacto Português para os Plásticos, irá selecionar as 10 fotografias finalistas, de acordo com a sua originalidade, criatividade e impacto para a boa (re)utilização das embalagens em plástico”, explica Pedro São Simão, coordenador do Pacto Português para os Plásticos.

As 10 fotografias finalistas serão votadas pelo público, sendo que as 3 fotografias com o maior número de “likes” serão as premiadas. Os prémios serão oferecidos pelos membros do Pacto Português para os Plásticos”, conclui. O passatempo decorre entre os dias 4 e 25 de fevereiro de 2021 e o regulamento está disponível no site do Pacto Português.

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