Tarifa social de internet para famílias desfavorecidas só a partir de junho

  • ECO
  • 8 Fevereiro 2021

Tarifa social de internet só chega às famílias mais desfavorecidas a partir do segundo semestre. Grande parte dos computadores com acesso à internet só chega com as aulas a decorrer.

Arranca esta segunda-feira o ensino à distância e a grande maioria dos alunos vai ter de usar os computadores pessoais e a internet de casa. As famílias mais desfavorecidas têm de esperar mais uns meses pela tarifa social de internet, pelo menos até ao segundo semestre, avança o Diário de Notícias (acesso pago).

O Governo anunciou em abril que pretendia de avançar com uma tarifa social de internet, que garantisse o acesso às famílias mais desfavorecidas, mas a medida foi sendo sucessivamente adiada. Governo estava “a ultimar” um projeto de diploma que altera as leis que se aplicam às operadoras de telecomunicações. Apesar de se tratar da transposição de uma diretiva europeia, o objetivo é aproveitar para introduzir também a tarifa social de internet. Tudo apontava para que isso viesse a acontecer em janeiro. Mas fonte oficial da Secretaria de Estado das Comunicações disse ao Dinheiro Vivo que só depois de junho e já no terceiro período escolar a medida estará no terreno. “Estamos a trabalhar no modelo para que possa estar a medida em vigor no segundo semestre”, disse fonte oficial.

A acrescentar ao atraso na tarifa social de internet, menos de metade dos 1,2 milhões de computadores, prometidos pelo Executivo em junho, no âmbito da Escola Digital só começam a chegar já as aulas estão a decorrer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tarifa social de internet para famílias desfavorecidas só a partir de junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião