Vem aí mais uma edição da feira de emprego da ISCTE. Desta vez é online e pretende contratar estudantes durante a pandemia

A ISCTE Business School realiza a 10 e 11 de fevereiro a 18.ª edição do Career Forum, que este ano irá reunir mais de 60 empresas num evento totalmente online.

Esta quarta-feira arranca mais uma edição da feira de emprego da ISCTE Business School, com a participação de mais de 60 empresas nacionais e internacionais que vão à universidade procurar novos talentos. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, o evento decorre de forma totalmente online.

PwC, Decathlon, REN, Deloitte, NOS, Lidl, Nestlé e Banco de Portugal são apenas algumas das empresas que estarão presentes. O objetivo é facilitar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho face à tendência de aumento do desemprego registado no último ano.

“As sérias implicações que a pandemia trouxe à economia mundial estão a provocar um retrocesso nas oportunidades de emprego disponíveis para os finalistas do ensino superior. O Career Forum permite que os nossos estudantes conheçam os processos de recrutamento das maiores empresas a operar em Portugal e quais são as oportunidades de emprego disponíveis em diferentes áreas de negócio”, afirma Maria João Cortinhal, dean da ISCTE Business School, em comunicado.

Os números das edições anteriores da feira de emprego são animadores no que toca a empregabilidade. De acordo com Maria João Cortinhal, mais de 40% dos estudantes da universidade que participaram no evento foram contratados pelas empresas presentes. “A ISCTE Business School tem uma taxa de empregabilidade de 98%. A nossa escola é altamente vocacionada para a competitividade das empresas: acompanhamos a inovação dos vários mercados e preparamos os estudantes para a realidade do contexto laboral”, acrescenta.

"O Career Forum permite que os nossos estudantes conheçam os processos de recrutamento das maiores empresas a operar em Portugal e quais são as oportunidades de emprego disponíveis em diferentes áreas de negócio.”

Maria João Cortinhal

Dean da ISCTE Business School

Uma conferência, duas mesas redondas e sete workshops

O primeiro dia do evento será dedicado às áreas de finanças, contabilidade, consultoria e recursos humanos. Já o segundo e último dia da feira de emprego irá focar-se no marketing, retalho e serviços.

Para além das habituais apresentações de recrutamento das empresas presentes, existirá, logo no primeiro dia, uma mesa redonda sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável das empresas, bem como uma conferência sobre o futuro das carreiras na era pós-pandemia. No segundo dia do evento, quinta-feira, o tema da mesa redonda será a importância da capacidade empreendedora dos candidatos em processos de recrutamento e a seleção de recém-diplomados.

“As mesas redondas e a conferência serão transmitidas ao vivo para o público, através das redes sociais da Uniarea – meio digital de referência nacional de futuros e atuais estudantes do ensino superior – e do canal de YouTube da ISCTE Business School”, refere o instituto universitário em comunicado.

Este ano, nos dois dias anteriores ao evento, 8 e 9 de fevereiro, a escola decidiu organizar um conjunto de workshops com sugestões para o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho. Entre os temas destes encontros, que serão ministrados por elementos dos recursos humanos de algumas das empresas presentes, está a construção do currículo, a preparação para entrevistas de emprego, a importância da rede social LinkedIn e a otimização da presença dos estudantes numa feira de emprego.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vem aí mais uma edição da feira de emprego da ISCTE. Desta vez é online e pretende contratar estudantes durante a pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião