Taxa de segurança alimentar mantém-se nos sete euros em 2021

  • ECO
  • 12 Fevereiro 2021

Taxa de segurança alimentar foi criada em 2012 por Assunção Cristas e tem sido contestada, desde início, pela grande distribuição. Valor não mexe desde 2013.

O Governo manteve a taxa sanitária e de segurança alimentar em sete euros por metro quadrado de área de venda do estabelecimento comercial, de acordo com a portaria publicada esta sexta-feira, em Diário da República.

A taxa de segurança alimentar foi criada em 2012 pela então ministra Assunção Cristas e tem sido contestada, desde início, pela grande distribuição com recurso mesmo aos tribunais. Aplica-se aos estabelecimentos de comércio alimentar ou misto com uma área de venda superior a dois mil metros quadrados, como os hipermercados. De fora ficam os pequenos retalhistas.

O valor da taxa mantém-se inalterado desde 2013.

As receitas geradas servem para financiar, através da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o Fundo Sanitário e de Segurança Alimentar, que apoia ações no âmbito da segurança alimentar, da proteção e sanidade animal, da proteção vegetal e fitossanidade, prevenção e erradicação das doenças dos animais e plantas.

Este diploma, assinado pelo ministro das Finanças e pela ministra da Agricultura, entra em vigor sábado, mas produz efeitos a 1 de janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de segurança alimentar mantém-se nos sete euros em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião