TELLES assessora projeto de energia solar, PEER Project, de combate à pobreza energética

  • ADVOCATUS
  • 15 Fevereiro 2021

Esta assessoria engloba o desenvolvimento de ferramentas técnicas, financeiras e legais de apoio à implementação de projetos de eficiência energética e aproveitamento de energias renováveis.

O departamento de Energia, Ambiente e Recursos Naturais, liderado por Ivone Rocha, sócia da TELLES, e Mariana Figueiredo, associada, encontra-se, em conjunto com a Agência de Energia do Porto, a desenvolver um projeto Europeu intitulado de PEER – Porto Energy ElevatoR que tem como objetivo central combater a pobreza energética ao promover a eficiência energética nos edifícios e fomentar o autoconsumo de energia a partir de fontes limpas.

Esta assessoria engloba o desenvolvimento de ferramentas técnicas, financeiras e legais de apoio à implementação de projetos de eficiência energética e aproveitamento de energias renováveis, com o objetivo de aproveitar as coberturas de cerca de três mil habitações detidas pelos municípios do Porto e Grande Porto para produzir 12 MW de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos.

“O projeto PEER – Porto Energy ElevatoR vai aproveitar a legislação recente, que abriu a porta à criação de comunidades de energia, para financiar a melhoria da eficiência e da suficiência energética. Para além da agência e da TELLES, o consórcio do projeto conta com mais dois parceiros: a RdA Climate Solutions e a S317 Consulting“, refere a firma.

Este projeto é financiado no âmbito do programa Horizonte 2020 e está alinhado com as principais políticas europeias e nacionais, sendo que a maioria dos edifícios em Portugal apresenta, ainda, um nível igual ou inferior a C nos certificados de eficiência energética – no geral, o edificado atualmente existente foi construído antes de 1990, apresentando requisitos térmicos baixos ou nulos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TELLES assessora projeto de energia solar, PEER Project, de combate à pobreza energética

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião