Máquinas automáticas recolheram 12 milhões de garrafas de plástico e deram meio milhão de euros

Com uma média de 39.000 embalagens devolvidas por dia, em 11 meses foram recolhidas cerca de 350 toneladas de PET para reciclagem nas 23 máquinas localizadas nas grande superfícies comerciais.

De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática, desde março 2020 os consumidores portugueses já entregaram mais de 12 milhões de embalagens de bebidas em plástico nas 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental. Depois de recolhidas, estas garrafas são recicladas e vão dão origem a novas garrafas.

O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!” é financiado em 1,655 milhões de euros pelo Fundo Ambiental e está a servir de referência para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas.

Com uma média de 39.000 embalagens devolvidas por dia, das quais 66% tinham capacidade acima dos 0,5 litros, em 11 meses foram recolhidas cerca de 350 toneladas de PET para reciclagem.

O valor dos prémios dados em talão aos consumidores/recicladores para serem utilizados em compras atingiram os 500.000 euros. Já os donativos nas mesmas máquinas foram de 10.000 euros.

De acordo com o MAAC, neste momento em que “estão atingidos os objetivos ambientais deste projeto-piloto, a vertente social ganha um novo protagonismo com o projeto a entrar numa fase exclusiva para donativos às 23 instituições selecionadas, uma por cada máquina instalada de norte a sul do país”.

Durante o projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!”, com o plástico recolhido nas máquinas, instaladas em grandes superfícies comerciais, serão produzidos materiais reciclados de elevada qualidade para a incorporação em novas garrafas de bebidas, promovendo assim a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.

Este projeto é gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

A localização das 23 máquinas de recolha de garrafas bebidas em plástico, bem como toda a informação sobre este projeto-piloto pode ser consultada no site www.dovelhosefaznovo.pt.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Máquinas automáticas recolheram 12 milhões de garrafas de plástico e deram meio milhão de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião