Avaliação da banca às casas arranca ano com novo recorde de 1.170 euros por metro quadrado

O valor mediano a que a banca está a avaliar os imóveis para efeitos de concessão de crédito subiu em janeiro, com o metro quadrado a fixar-se nos 1.170 euros. Foi, assim, atingido novo recorde.

A avaliação que os bancos estão a fazer dos imóveis para fins de concessão de crédito à habitação subiu novamente em janeiro, atingindo um novo recorde. Segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro mês do ano o indicador fixou-se nos 1.170 euros por metro quadrado, uma subida de 14 euros em comparação com o mês anterior.

Depois de três meses de subidas, assistiu-se, entre dezembro e janeiro, a um novo aumento no valor da avaliação bancária, na ordem dos 14 euros (1,2%), sendo que se a comparação for feita com janeiro do ano passado, verifica-se que o valor médio das avaliações cresceu 6,1%.

O maior aumento face a dezembro registou-se no caso dos apartamentos, com um crescimento de 1,4% para os 1.284 euros por metro quadrado. No que toca às moradias, estas viram a sua avaliação bancária ficar-se pelos 968 euros por metro quadrado em janeiro, uma subida de 1,1% face ao mês anterior. Comparando com os valores referentes a janeiro de 2020, verifica-se que os apartamentos estão 7% mais caros, com a avaliação das moradias a agravar-se em 4,9%.

Face a dezembro, a maior subida para o conjunto da habitação registou-se na região Norte (0,9%), enquanto a redução mais acentuada se observou na Região Autónoma da Madeira (-1,3%). Já em comparação com janeiro do ano passado, a maior subida também aconteceu no Norte (5,7%) e a única descida no Alentejo (-0,7%).

Segundo os dados divulgados pelo INE, no mês de janeiro o número de avaliações bancárias ascendeu às 24.857 – 15.805 de apartamentos e 9.052 de moradias -, mais 3,2% que no mesmo período do ano anterior. Comparando com dezembro, foram feitas menos e 1.553 avaliações bancárias, o equivalente a uma descida de 5,9%.

Desde outubro que o valor associado à avaliação bancária das habitações tem vindo a subir, tendo-se fixado no valor recorde de 1.156 euros por metro quadrado em dezembro. Com a última quebra neste indicador a ter ocorrido no mês de março, precisamente quando a pandemia chegou a Portugal, desde então têm-se registado apenas aumentos neste valor – com exceção do mês de setembro, que repetiu os 1.128 euros por metro quadrado do mês anterior.

(Notícia atualizada às 11h30 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação da banca às casas arranca ano com novo recorde de 1.170 euros por metro quadrado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião