Portugal doa 60.000 testes ao Covid-19 a três países PALOP

Portugal vai entregar cerca de 60 mil testes PCR a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Cada um destes países vai receber 20 mil testes. Objetivo é reforçar o rastreio nestes países.

Portugal vai entregar cerca de 60 mil testes PCR para o despiste ao novo coronavírus a Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Cada um destes três países vai receber 20 mil testes, numa iniciativa que tem como objetivo reforçar os meios de diagnóstico e de rastreio nestes países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).

“Cabo Verde e Guiné-Bissau receberão os testes e respetivos kits de extração hoje [sexta-feira, 5 de março], enquanto o material para São Tomé e Príncipe seguirá em voo que aterrará amanhã [sábado, 6 de março]”, informa o Ministério da Saúde e o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

Neste contexto, cada um destes três países vai receber “lotes de 20.000 testes doados, a partir da reserva estratégica nacional, gerida pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge”, nota a tutela. As respetivas entregas vão ser feitas às autoridades nacionais daqueles países pelas representações diplomáticas portuguesas na Cidade da Praia, Bissau e São Tomé, respetivamente.

Esta iniciativa “insere-se no quadro do compromisso assumido por Portugal no combate à pandemia Covid-19 e na mitigação dos seus impactos” e tem como objetivo reforçar os meios de diagnóstico e de rastreio, na deteção e tratamento dos casos de infeção pelo novo coronavírus. No final de fevereiro, o primeiro-ministro tinha afirmado que Portugal tenciona “redirecionar” 5% das vacinas para os PALOP e Timor-Leste.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal doa 60.000 testes ao Covid-19 a três países PALOP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião