O mundo ainda não é delas. Edição de março da Advocatus nas bancas

  • ADVOCATUS
  • 8 Março 2021

A Advocatus de março é dedicada às mulheres. Pode ler especiais sobre a igualdade de género, liderança e o papel da mulher na advocacia e ainda uma entrevista a Mafalda Barreto, líder da GA_P.

A Advocatus contactou as principais doze sociedades de advogados do mercado – em função da dimensão – e concluiu que a igualdade de género ainda está muito aquém de ser concretizada no terreno. Dos 81 advogados que compõem os órgãos de gestão desses escritórios, apenas 21 são mulheres. Morais Leitão tem apenas homens. E Miranda e CMS Rui Pena & Arnaut são os mais bem ‘cotados’. Garrigues e Uría não quiseram responder. Veja os rostos de quem lidera no feminino e conheça as suas carreiras.

Em comemoração do dia internacional da mulher, a Advocatus questionou também seis advogadas sobre o papel da mulher na advocacia e em que ponto está a igualdade de género no setor. E ainda deram um conselho para as futuras colegas.

Os desafios colocados pela pandemia podem estender-se e afetar diversas lutas sociais. A Advocatus foi perceber junto de três advogadas se o tema da igualdade de género foi apanhado no turbilhão da Covid-19 e se está a afetar de maneira diferente ambos os sexos.

A Advocatus foi também falar com as líderes de três associações, Astraea, PRO BONO Portugal e PAIIR, e todas acreditam que as regras de gestão são transversais a ambos os géneros. Sobre se ainda existe discriminação no setor, referem que o acesso aos cargos de topo ainda não é de acesso fácil às mulheres.

Em três meses, a Caiado Guerreiro ajudou a Eni gas e luce, uma subsidiária da Eni SpA, e o Grupo Pitma na aquisição de 100% da Aldro Energìa Y Soluciones. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 124.ª edição.

Catarina Belim é a advogada do mês desta edição. A sócia fundadora do escritório Belim, esteve à conversa com a Advocatus e fez um balanço sobre os primeiros quatro anos do seu projeto e dos riscos que assumiu. Segundo a advogada, o escritório conta com advogados que não se acomodam a frases como “mas sempre foi assim”. Sobre o combate à pandemia assegura que este representa um enorme golpe nas finanças públicas.

Catarina Belim, sócia fundadora da Belim

A Advocatus esteve à conversa com a managing partner da Gómez-Acebo & Pombo, Mafalda Barreto, que fez um balanço dos 50 anos da firma espanhola. Sendo uma das poucas managing partner mulheres no país, a líder mostrou-se confiante que será uma questão de tempo até que haja um equilíbrio. Sobre o futuro, acredita que passará por uma maior digitalização.

A Advocatus de março já se encontra nas bancas. Assine a revista aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O mundo ainda não é delas. Edição de março da Advocatus nas bancas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião