5 coisas que vão marcar o dia

Arrancam as audições da comissão de inquérito ao Novo Banco. Governo apresenta aos parceiros sociais o plano de desconfinamento. E Portugal vai aos mercados de dívida.

Arrancam as audições da comissão de inquérito ao Novo Banco com o autor do relatório secreto do Banco de Portugal, João Costa Pinto. O Governo apresenta aos parceiros sociais o plano de desconfinamento. Portugal vai aos mercados para se financiar até 1.250 milhões de euros. INE atualiza evolução da inflação e produção no setor da construção. E Siza Vieira debate a retoma económica na Câmara do Comércio.

Arrancam as audições da comissão de inquérito ao Novo Banco

João Costa Pinto, ex-presidente da comissão de auditoria do Banco de Portugal, é o primeiro a ser ouvido na comissão de inquérito que visa apurar as perdas do Novo Banco que foram imputadas ao Fundo de Resolução. Costa Pinto é o autor do relatório secreto sobre a atuação do supervisor nos meses que antecederam a queda do BES. A comissão de inquérito vai eleger ainda o deputado relator, que ficará responsável pela elaboração do relatório final.

Governo apresenta aos parceiros sociais plano de desconfinamento

Depois da reunião do Infarmed, que veio confirmar que o desagravamento da pandemia pode abrir a porta ao levantamento das restrições, o Governo apresenta aos parceiros sociais o plano de desconfinamento. As creches poderão abrir já na próxima semana e poderão voltar a ser permitidas as vendas ao postigo.

Portugal testa mercados de dívida

As últimas semanas trouxeram uma subida dos juros das obrigações um pouco por todo o mundo. A tendência tem suscitado a preocupação das autoridades monetárias. Neste contexto, Portugal volta a testar o mercado de dívida com dois leilões de obrigações do Tesouro com maturidades em outubro de 2027 e em outubro de 2030. O IGCP procura obter um financiamento entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros.

INE atualiza evolução dos preços

O INE atualiza dois indicadores económicos: o Índice de Preços no Consumidor relativo a fevereiro e ainda os Índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção relativo a janeiro. Em relação à inflação, a taxa fixou-se nos 0,3% em janeiro. Quanto à construção, os dados económicos referem que o setor tem sido dos menos afetados pela crise pandémica.

Câmara do Comércio debate retoma com ministro Siza Vieira

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, é o convidado da Câmara de Comércio para o debate sobre “Os incentivos à atividade económica”, que acontece depois das 15h00. Siza Vieira irá abordar o relançamento da economia portuguesa e as medidas de apoio às empresas no contexto da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião