Empresa portuguesa vai construir terminal petrolífero do segundo maior porto do Senegal

A portuguesa Etermar ganhou o projeto para construir o terminal de hidrocarbonetos do Porto de Bargny-Sendou no Senegal, o segundo maior porto do país. Obra deverá estar concluída no final de 2021.

A Etermar Engenharia e Construção, maior empresa portuguesa especializada em construção marítima, ganhou o projeto para construir o terminal de hidrocarbonetos do Porto de Bargny-Sendou no Senegal, o segundo maior porto do país.

O porto de Bargny-Sendou está localizado a 25 quilómetros a Sul de Dakar e tem como principais objetivos a redução do congestionamento do Porto histórico da capital e tornar-se o maior porto de bulk cargo da África Ocidental.

O terminal de granéis líquidos poderá receber navios com capacidade até 95 mil DWT – capacidade máxima de carga que o navio pode carregar – irá permitir a importação e exportação de hidrocarbonetos do país. A obra deverá estar concluída no final de 2021.

O projeto foi anunciado pela Casa Branca durante a visita do Presidente Obama ao país em 2015, sendo que o porto é gerido pela empresa privada Senegal Minergy Port (SMP) de capitais senegaleses, indianos e norte-americanos.

Atualmente em Portugal, a Etermar Engenharia e Construção, é líder nos consórcios responsáveis pelas Dragagens da Ria de Aveiro, do Canal de Acesso aos Estaleiros de Viana do Castelo e venceu recentemente com a Mota-Engil o concurso para a ampliação do Terminal XXI em Sines, no valor de cerca de 14 milhões de euros.

O ano passado, a empresa portuguesa ganhou um concurso para a extensão do cais do segundo maior porto do Peru, o Paita. O projeto tem como objetivo aumentar o atual cais para 360 metros.

A Etermar Engenharia e Construção tem presença em quatro continentes, com operação, entre outros mercados, em Espanha, França, Marrocos, Tunísia, Guiné-Equatorial, República Dominicana e Peru.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresa portuguesa vai construir terminal petrolífero do segundo maior porto do Senegal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião