ASF: Transformação digital supõe reforçar proteção do Consumidor

  • ECO Seguros
  • 15 Março 2021

Assinalando Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Supervisor de seguros e fundos de pensões defende reforço da literacia financeira e digital, condições para resiliência financeira da população.

A proteção dos direitos dos consumidores de seguros e dos consumidores dos fundos de pensões “é um pilar prioritário da missão da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões”, afirma a Autoridade, recordando que o Portal do Consumidor da ASF “permite aceder a um conjunto diversificado de informação sobre diferentes produtos de seguros, numa linguagem clara, descodificada e simples.”

A missão de proteger os direitos do Consumidor “tornou-se ainda mais premente face aos desafios que emergiram da crise sanitária, social e económica que atravessamos, que veio expor novas vulnerabilidades e incertezas”. Também as mudanças nos hábitos de consumo relativamente aos produtos do setor segurador e aos produtos do setor dos fundos de pensões “representam um enorme desafio para a sociedade e para o mercado em geral”, desenvolve o organismo presidido por Margarida Corrêa de Aguiar.

A transformação digital, por exemplo, tem vindo a alterar profundamente o quotidiano dos consumidores, permitindo por um lado um acesso mais facilitado e mais alargado a novos produtos, “mas potenciando, por outro lado, uma maior exposição a fraudes e as escolhas desinformadas. Assim, é fundamental assegurar um nível elevado de proteção do consumidor e desenvolver ferramentas que possam contribuir para o reforço da literacia financeira, incluindo a digital, e da resiliência financeira da população”.

Nesta linha de ação, e de forma a tentar dar resposta a estes novos desafios, “a ASF tem vindo a desenvolver uma estratégia de comunicação com o consumidor que aposta na clareza da informação disponibilizada e na prioridade a dar à utilização dos canais digitais”.

O Portal do Consumidor da ASF permite aceder a um conjunto diversificado de informação sobre diferentes produtos de seguros, numa linguagem clara, descodificada e simples. O Portal do Consumidor faculta também o acesso a ferramentas de apoio à gestão das finanças pessoais.

Também as campanhas que têm vindo a ser desenhadas para as redes sociais “desempenham um papel importante no esclarecimento do consumidor que procura, com cada vez maior frequência, informação por esta via”, conclui a Autoridade.

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