Bancos poderão ter mais tempo para reforçarem capitais

  • ECO
  • 16 Março 2021

BCE deu folga aos bancos para ajudarem a financiar a economia na pandemia e agora admite que setor poderá ter mais tempo para repor níveis de capital devido à potencial subida do malparado.

Os bancos poderão vir a ter mais tempo para restabelecerem os seus níveis de capital, enquanto enfrentam potenciais problemas com crédito malparado por causa da pandemia, anunciou o Banco Central Europeu (BCE).

“Nos próximos meses vamos monitorizar de muito perto os desenvolvimentos e estaremos prontos para adiar o calendário de reconstrução das almofadas de capital, se isso ajudar os bancos a processarem rapidamente o aumento esperado de empréstimos em incumprimento”, adiantou Andrea Enria, presidente do conselho de supervisão do BCE, citado pela Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês).

Há um ano, o supervisor tinha decidido que não vai forçar os bancos a reforçarem o seu capital não antes do final de 2022.

O BCE deu um alívio regulatório aos bancos permitindo que possam operar temporariamente abaixo dos requisitos de capital, para garantir que o setor financeiro possa manter o financiamento à economia duramente atingida pela pandemia. Em contrapartida, o supervisor congelou os dividendos no ano passado, mantendo limitações durante grande parte de 2021.

As restrições aos dividendos poderão ser levantadas no final de setembro, “na ausência de acontecimentos inesperados e materialmente adversos”, anunciou Enria numa conferência organizada pelo Morgan Stanley.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos poderão ter mais tempo para reforçarem capitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião