OMS afasta que Covid-19 tenha tido origem em fuga de laboratório. É “extremamente improvável”

  • ECO
  • 29 Março 2021

Existência de uma fuga do vírus de um laboratório é uma possibilidade “extremamente improvável”, adianta uma investigação desenvolvida pela OMS e pela China.

A transmissão do novo coronavírus, dos morcegos para o ser humano, através de uma outra espécie animal, apresenta-se como o cenário mais provável para as origens da Covid-19. De acordo com a Associated Press (acesso livre), estas são as conclusões de um estudo realizado em conjunto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a China, que afasta o cenário de um erro de laboratório.

A possibilidade de propagação direta de morcegos para humanos foi averiguada, mas foi descartada como a principal possibilidade de transmissão do vírus. No que toca às espécies animais que, eventualmente, poderão ter sido responsáveis pela transmissão do novo coronavírus dos morcegos para os humanos, o estudo relembra que foram encontrados vírus muitos semelhantes nos pangolins. Porém, as martas e os gatos também são suscetíveis a este vírus, o que sugere que também eles poderão ser portadores da doença.

Afastada está a probabilidade de se ter tratado uma fuga do vírus de um laboratório. É, segundo este estudo, uma possibilidade “extremamente improvável”, referem a OMS e a China, país onde surgiu a Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OMS afasta que Covid-19 tenha tido origem em fuga de laboratório. É “extremamente improvável”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião