Governo estima em 250 milhões impacto dos apoios sociais

  • ECO
  • 30 Março 2021

Mais de 40 milhões de euros por mês é quanto vão custar as medidas Covid aprovadas contra a vontade do Governo. Executivo volta a recorrer ao jurista e ex-assessor de Cavaco Silva.

O Governo estima que as medidas aprovadas contra a sua vontade no Parlamento para colmatar o impacto da pandemia tenham um efeito de 250 milhões de euros nas contas anuais do Estado. De acordo com o Observador (acesso pago), o impacto mensal toca os 40,4 milhões de euros.

Carlos Blanco de Morais, ex-assessor de Cavaco, fez as contas e concluiu que o apoio extraordinário para trabalhadores independentes custará 1,4 milhões de euros e para sócios gerentes outros 38 milhões de euros. Já o apoio para as famílias em teletrabalho com filhos em casa terá um custo de um milhão de euros mensais, ficando apenas por fazer a conta à extensão do período laboral e contratações de pessoal de saúde.

E onde há custo estimado, anota o jurista, “tem-se por violada a norma-travão”, refere o documento a que o Observador teve acesso, limitando ao Governo alterações orçamentais que reduzam a receita ou aumentem a despesa. E tratando-se de medidas transitórias, as alterações que introduzem “não são suscetíveis de aplicação diferida, sem mais, para o ano económico de 2022”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo estima em 250 milhões impacto dos apoios sociais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião