Pacote de estímulos de Joe Biden gera oportunidades de 483 milhões de euros para exportadores portugueses

  • Lusa
  • 30 Março 2021

O pacote de estímulos de 19 biliões de dólares aprovado pelo Congresso norte-americano vai criar oportunidades adicionais de 483 milhões de euros para os exportadores portugueses até 2022.

O novo pacote de estímulos à economia norte-americana aprovado pelo Congresso vai criar oportunidades adicionais de 483 milhões de euros para os exportadores portugueses até 2022, indica esta terça-feira uma estimativa da Euler Hermes.

De acordo com esta companhia de seguros de créditos, acionista da COSEC, o recente pacote de estímulos aprovado pelo Congresso norte-americano irá beneficiar sobretudo os setores da energia, serviços, têxtil e a indústria química. A Euler Hermes estima ainda que “o incentivo de 1,6 biliões de euros à economia norte-americana tenha, durante o mesmo período, um impacto de 0,1% no Produto Interno Bruto português (PIB)”.

De acordo com o estudo “The irony of Biden’s super stimulus: USD360bn for exporters around the world”, recentemente publicado, este “pacote histórico” terá um impacto total de mais de 302.000 milhões nas exportações em todo o mundo, incluindo mais de 81.000 milhões só na Europa Ocidental, a zona que terá maiores ganhos potenciais com este contexto, sendo que 75% deste impacto será sentido ainda em 2021.

De acordo com os economistas da acionista da COSEC, na Europa, a Alemanha é o país mais bem posicionado para beneficiar deste estímulo, com previsões de mais de 18.500 milhões de euros. Seguem-se o Reino Unido (mais de 13.000 milhões), a Irlanda (perto de 11.000 milhões) e a França (mais de 8.000 milhões). A Ásia, excetuando a China, deverá ter ganhos de mais de 63.000 milhões de euros. A China deverá ter ganhos de mais de 50.000 milhões e a América Latina, de quase 50.000 milhões de euros.

A nível mundial, os setores mais beneficiados por este investimento norte-americano deverão ser o dos equipamentos domésticos, que terá ganhos adicionais de mais de 26.000 milhões de euros, o dos computadores e telecomunicações (25.000 milhões) e o automóvel (24.000 milhões de euros).

A confiança gerada pela aprovação deste ‘super estímulo’ já está a ter impacto nas previsões económicas, sendo que a Euler Hermes reviu em alta a sua estimativa de crescimento do PIB norte-americano para 5,3% em este ano, contra uma previsão de 3,6% em dezembro do ano passado, e 3,8% para o próximo ano, face aos 3,1% estimados no final do ano passado.

As previsões sobre a taxa de desemprego também foram revistas pela Euler Hermes, apontando agora um valor de 4,3% no final do próximo ano, que compara com 6,2% previstos em fevereiro deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pacote de estímulos de Joe Biden gera oportunidades de 483 milhões de euros para exportadores portugueses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião