Hoje nas notícias: Marcelo, Centeno e vacinas em armazém

  • ECO
  • 1 Abril 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Um inquérito mostra que a maioria dos portugueses aprova o plano de reabertura faseada pensado pelo Governo. Enquanto isso, Mário Centeno, ex-ministro das Finanças e atual governador do Banco de Portugal, vê uma retoma “bastante rápida” a partir de abril. Mas o Presidente da República avisa que a recuperação económica do país “implica viabilizar os dois próximos Orçamentos” do Estado. Conheça as notícias que estão a marcar o dia.

Maioria dos portugueses aprova plano de reabertura faseada

Uma sondagem mostra que 52% dos portugueses considera que o plano de desconfinamento pensado pelo Governo é bom, enquanto apenas 22% entendem ser mau ou têm uma opinião intermédia. Esta apreciação favorável é mais acentuada no norte do país, com 60% da população a verem com bons olhos uma reabertura faseada. O apoio dos portugueses é ainda maior quanto ao regresso gradual às escolas (63%) e quanto às restrições na Páscoa (80%). Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

“Recuperação implica viabilizar dois próximos Orçamentos”, avisa Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa considera ser “muito importante” que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) seja levado até 2023 de forma a ajuda na recuperação económica do país. Mas, disse o Presidente da República, isso “implica garantir a aprovação de dois Orçamentos do Estado, o do próximo ano e o seguinte”. Marcelo está, assim, disposto a “forçar” o Governo e os partidos a assumirem “compromissos”, desta vez não apenas para um, mas para os próximos dois anos. Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Centeno vê retoma “bastante rápida” a partir de abril

O governador do Banco de Portugal (BdP) acredita que a economia portuguesa vai retomar rapidamente a trajetória de crescimento com o levantamento dos confinamentos, mais concretamente a partir de abril. Deste modo, Mário Centeno salienta que “o perfil da economia apresenta uma recuperação bastante rápida no segundo e terceiro trimestres de 2021”, numa altura em que a estimativa do BdP para o crescimento do PIB em 2021 se mantém nos 3,9%. Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Empresas que têm mais negociação coletiva podem ser premiadas

As empresas com um processo de negociação coletiva mais dinâmico poderão vir a ser recompensadas com incentivos financeiros do Estado. Esta é a posição defendida pelos autores do Livro Verde do Futuro do Trabalho, apresentada esta quarta-feira aos parceiros sociais e secundada pelo Governo. Um dos “instrumentos de incentivo” propostos passa pela possibilidade “de acesso a instrumentos financeiros no âmbito do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)” por parte destas empresas. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

A continuar a vacinar por “grupinhos” vai-se acumular doses em armazém

A segunda fase da campanha de vacinação, que funcionará através de um regime de inscrição online, será organizada por faixas etárias. Assim, os indivíduos na casa dos 70 anos serão os primeiros, passando depois para a dos 60 e assim sucessivamente, explica o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force responsável pelo processo. Defende, assim, que se passa a usar o critério etário, pois continuando a vacinar por “grupinhos”, doses que podiam ser usadas para proteger pessoas vão ficar guardadas em armazém. Leia a notícia completa no Público

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Marcelo, Centeno e vacinas em armazém

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião