Tombos da Nos e Galp quebram série de oito sessões em alta do PSI-20

Após anunciar a venda de uma participação de 55% num portfólio eólico nos EUA, a EDP Renováveis valorizou em bolsa e foi uma das cotadas que contrariou a tendência.

Ao nono dia, o PSI-20 quebrou a série de ganhos, penalizado pelas desvalorizações da Nos e Galp Energia. O índice de referência nacional desvalorizou 0,25% para 5.017,16 pontos, num dia misto na Europa. Apesar de a Reserva Federal norte-americana ter acalmado os receios dos investidores, a contração da produção industrial alemã e os entraves à vacinação na Europa devido às limitações da AstraZeneca estão a impedir maior entusiasmo.

O Stoxx 600 subiu 0,1%, o alemão DAX avançou 0,2% e o francês CAC 40 fechou praticamente inalterado. O britânico FTSE 100 cedeu 0,3% e o espanhol IBEX 35 desvalorizou 0,8%.

Lisboa ficou do lado dos índices no vermelho, com a Galp Energia a recuar 1,26% para 9,72 euros por ação na última sessão antes de apresentar ao mercado o trading update relativo ao primeiro trimestre do ano. Também a Nos teve uma forte perda, de 1,17% para 3,048 euros por ação, enquanto o BCP deslizou 0,5% para 0,1189 euros.

Bolsa volta às quedas. Galp pesa em Lisboa

Na família EDP houve tendências contrárias, com a casa-mãe a recuar 0,46% para 5,178 euros. Já a EDP Renováveis, que anunciou esta sexta-feira um acordo para a venda de uma participação acionista de 55% num portfólio eólico nos Estados Unidos por 720 milhões de dólares, subiu 0,6% para 18,90 euros.

A REN ganhou 0,2% para 2,445 euros, no dia em que esteve no mercado para a sua primeira emissão de dívida verde, tendo pago um juro superior a 0,7% por 300 milhões de euros em obrigações. Após ter anunciado o pagamento de um dividendo de 0,288 euros por ação a 6 de maio (os títulos deixam de conferir direito ao mesmo a partir de 4 de maio), a Jerónimo Martins valorizou 0,07% para 14,295 euros. A Navigator subiu 0,14% e a Sonae 0,06%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tombos da Nos e Galp quebram série de oito sessões em alta do PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião