EDP Renováveis vende 55% de dois parques eólicos nos EUA

EDP Renováveis chegou a acordo para a venda de uma participação de 55% num portfólio eólico, que "pode potencialmente ser incrementada para uma participação acionista de 80%".

A EDP Renováveis chegou a acordo para vender uma participação acionista de 55% num portfólio eólico nos Estados Unidos, uma transação que se insere no programa de rotação de ativos anunciado pela empresa. A operação compreende dois parques eólicos em operação nos Estados Unidos, cujo valor é avaliado em 720 milhões de dólares.

Esta transação, que está sujeita a condições regulatórias e outras condições precedentes habituais, “pode potencialmente ser incrementada para uma participação acionista de 80% entre a assinatura do acordo e a sua conclusão, sujeito a acordo entre as partes”, adianta a EDP Renováveis, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“O valor total da transação corresponde a um Enterprise Value (100%) de 720 milhões de dólares, que se traduz num Enterprise Value de 1,8 milhões de dólares/MW (equivalente a 2,1 milhões de dólares/MW à data de início de operação dos projetos)”, explica a empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade.

Em causa estão dois parques localizados em Illinois: Bright Stalk, com 205 MW e em operação desde 2019, e Harvest Ridge com 200 MW, em operação desde 2020.

A operação, que contempla um acordo de compra e venda com fundos geridos pela Greencoat Capital e está “inserida no contexto do programa de rotação de ativos de oito mil milhões de euros anunciado no Capital Markets Day“, permite à empresa “acelerar a criação de valor e reciclar capital para reinvestir em crescimento rentável“.

Stilwell d’Andrade explicou, na apresentação do plano estratégico, que a estratégia de rotação de ativos irá manter-se, “porque permite cristalizar valor antecipadamente”. Ainda assim irá desacelerar, sendo que se nos últimos anos se tratavam de cerca de 50% dos ativos gerados, a expectativa é que passe para apenas um terço. No total deverão ser oito mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis vende 55% de dois parques eólicos nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião