BRANDS' CAPITAL VERDE Como atingir o Net Zero até 2050? Este vídeo explica

  • Capital Verde + BP
  • 14 Abril 2021

Alcançar a neutralidade carbónica em menos de 30 anos e ajudar o mundo a atingir o mesmo objetivo é a grande ambição da bp. Mas o que a empresa está a fazer para lá chegar?

Zero emissões líquidas de carbono até 2050. É isto que significa atingir a neutralidade carbónica, ou net zero, na expressão em inglês. E é esta a ambição da bp, declarada o ano passado.

Para lá chegar, a empresa estabeleceu um conjunto de 10 objetivos, aos quais acaba de juntar outros 10, no âmbito da sustentabilidade, focados em melhorar a vida das pessoas e em cuidar do planeta. Criou ainda um programa de compensação das emissões de carbono de todos os abastecimentos – o Drive Carbon Neutral – através do bp Target Neutral, que pretende ajudar também o mundo a atingir o mesmo objetivo.

Três desses objetivos respondem diretamente à questão da neutralidade carbónica:

  • Tornar a bp uma empresa com emissões líquidas nulas de carbono numa base absoluta em todas as suas operações até 2050 ou mais cedo;
  • Alcançar a neutralidade carbónica no petróleo e gás que a empresa produz;
  • Reduzir em 50% a intensidade de carbono nos produtos que vende até 2050 ou antes;

Quando falamos de emissões de gases com efeito de estufa, é preciso distinguir três tipos: as emissões produzidas diretamente pelas operações da BP (âmbito 1); as indiretas, por exemplo, vindas de centrais elétricas de fornecedores da bp (âmbito 2); e as emissões geradas pelas produções de petróleo e gás da empresa.

Então afinal, como é que os objetivos da bp para emissões de âmbito 1, 2 e 3 se conjugam? E porque é que a empresa decidiu focar-se na produção de petróleo e gás e não nos combustíveis que vende, por exemplo? A resposta está neste completo vídeo ilustrado, que explica todo o processo.

bp Target Neutral: como é feita a compensação?

Enquanto o ambicioso objetivo de atingir a neutralidade carbónica não é atingido, a bp lançou em julho de 2020 o programa Drive Carbon Neutral, como forma de ajudar os clientes a agir face ao carbono e a desempenhar o seu papel na jornada do mundo para a neutralidade carbónica (net zero). Este programa apoia um portfólio de projetos de compensação em todo o mundo que estão a reduzir ou evitar emissões de carbono.

Mas em que consiste esta compensação? A bp compensa as emissões de carbono de todos os combustíveis através do bp Target Neutral, utilizando créditos de carbono gerados a partir de projetos globais que financiam a utilização de energias renováveis, baixo carbono e a proteção das florestas.

As compensações de carbono são criadas através do apoio a atividades que reduzem ou removem emissões de carbono expressas como um equivalente a dióxido de carbono (CO2e), como sejam o desenvolvimento de energias renováveis ou projetos que protegem ou realçam os recursos naturais que absorvem CO2e da atmosfera – como terra e florestas.

Estes projetos recebem um crédito de carbono por cada tonelada de CO2e reduzida ou evitada. O bp Target neutral compra e remove créditos de carbono que podem ser utilizados para compensar emissões.

Créditos de carbono são reduções ou eliminações certificadas de emissões de carbono. Denominam-se geralmente em toneladas de CO2e. Os créditos podem ser adquiridos e vendidos entre partes envolvidas, mas devem ser entregues a um registo auditado quando são utilizadas para compensar emissões (‘removidas’).

Ao longo dos últimos 14 anos a bp ajudou clientes a compensar seis milhões de toneladas de carbono, angariando mais de 24 milhões de euros para projetos de redução de carbono em todo o mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como atingir o Net Zero até 2050? Este vídeo explica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião