Carregar carro elétrico vai ficar mais caro. Taxa da Mobi.e arranca a 1 de maio

"2021 é o primeiro ano em que se aplicarão as tarifas da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica", nota a ERSE. Condutores de carro elétricos começam a pagá-la a 1 de maio.

Carregar um carro elétrico num qualquer posto já era pago, mas agora vai ficar mais caro. A partir de 1 de maio, arranca a cobrança da taxa da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), que já foi definida pela ERSE. São alguns cêntimos, a pagar pelos operadores dos postos, pelos comercializadores de energia para a mobilidade elétrica, mas que vai refletir-se na fatura final para o consumidor.

Esta taxa estava prevista, mas não tinha sido aplicada ainda tendo em conta que o país estava numa fase inicial de adoção desta nova forma de mobilidade. No entanto, agora isso vai mudar. “2021 é o primeiro ano em que se aplicarão as tarifas da EGME [sendo a gestora da rede a Mobi.e], a partir de 1 de maio”, diz a ERSE.

As tarifas são as seguintes:

  • Tarifa da EGME aplicável aos comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME): 0,1657€/carregamento
  • Tarifa da EGME aplicável aos operadores de pontos de carregamento (OPC): 0,1657€/carregamento
  • Tarifa da EGME aplicável aos detentores de pontos de carregamento (DPC): 0,0385€/dia/ponto de carregamento

“Estas tarifas estão incorporadas no preço final pago pelos utilizadores de veículos elétricos que recorrem à rede de mobilidade elétrica”, nota o regulador da energia. Ou seja, acabarão por pesar no bolso dos condutores destes automóveis.

E quanto vai custar a mais? A ERSE fez as contas quanto ao “impacto das tarifas da EGME (aplicáveis a CEME e a OPC) pela realização de carregamentos na rede Mobi.E mostram que estas tarifas representarão entre 4% e 8% do preço final pago pelos UVE“, com o custo para o consumidor a subir.

De acordo com o exemplo utilizado pela ERSE, que considera um cenário de 12,5 kWh/carregamento, em pontos de carregamento com entrega da rede elétrica em baixa tensão, tanto para pontos de carregamento rápidos (potência acima de 22 kW), como normais (potência até 22 kW), assumindo um consumo de 15 kWh/100 km para o veículo elétrico, o custo implícito para 100 quilómetros, incluindo as novas taxas, será de 5,80 euros no primeiro caso e 5,87 euros no segundo.

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