UE deverá permitir visitas de turistas vacinados dos EUA este verão

Os turistas americanos que forem totalmente vacinados contra a Covid-19 poderão visitar a União Europeia durante o verão, disse a presidente da Comissão Europeia.

Os turistas americanos que estiverem totalmente vacinados contra a Covid-19 poderão visitar a União Europeia (UE) durante o verão, disse Ursula von der Leyen em entrevista ao The New York Times (acesso livre, conteúdo em inglês).

A pandemia levou a UE a aplicar restrições às viagens não essenciais da maioria dos países há cerca de um ano, mas o ritmo de vacinação nos EUA deverá permitir o regresso dos turistas. As autoridades norte-americanas estão em conversações com a UE sobre como tornar certificados de vacinação aceitáveis como prova de imunidade. “Os americanos, pelo que posso ver, usam vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos”, disse a presidente da Comissão Europeia sinalizando que “isso vai permitir a livre circulação e as viagens para a União Europeia”.

“Uma coisa é clara: todos os 27 Estados membros aceitarão, incondicionalmente, todos os aqueles que forem vacinados com vacinas aprovadas pela EMA”, concluiu von der Leyen. Apesar de não adiantar uma linha temporal sobre quando poderão ser retomadas as viagens turísticas ou detalhes de como poderá acontecer, a presidente da Comissão Europeia sinalizou que restrições deverão ser alternadas com a entrada em vigor do certificado verde digital, que está prevista para o verão. Ao mesmo tempo, sublinhou que a retoma dependerá da “situação epidemiológica” dos EUA, mas referiu que o país está “no bom caminho” já que está a fazer “enorme progresso” na campanha de vacinação, com o intuito de ter 70% dos adultos vacinados até meados de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE deverá permitir visitas de turistas vacinados dos EUA este verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião