“Imoral” e “inaceitável”. As reações dos partidos aos bónus no NB

  • Lusa e ECO
  • 5 Maio 2021

O PS classificou como “imoral" a atribuição de bónus no Novo Banco, enquanto o PCP diz que é uma decisão "inaceitável". CDS assume ter dificuldades em compreender prémios à administração do banco.

Os prémios atribuídos pelo Novo Banco mereceram as críticas do Governo, Banco de Portugal e também os partidos políticos fazem reparos à decisão. O PS classificou como “imoral” e saudou o Fundo de Resolução e o Banco de Portugal por irem descontar esse valor de uma futura transferência. O PCP disse os bónus de 1,86 milhões são “inaceitáveis”. E o CDS assumiu “dificuldade em compreender” a decisão, mas alertou que os problemas do banco são mais profundos do que estas compensações.

“Acima de tudo consideramos que esta decisão da administração do Novo Banco é imoral, não devia ter acontecido e não contribui para a credibilidade da gestão do banco nem da própria instituição”, afirmou o vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia, em declarações aos jornalistas no parlamento.

João Paulo Correia recordou que se trata do “segundo ano consecutivo” em que o Novo Banco decide premiar os administradores pelos resultados. “Olhando para os resultados de 2020, vimos que mais uma vez o Novo Banco apresentar um prejuízo brutal. Esta decisão imoral é também definida numa altura em que a crise económica está dentro das portas de muitas empresas e famílias”, salientou.

O deputado socialista defendeu que a administração do Novo Banco deveria “pautar-se por um nível de decência maior e compreender a conjuntura difícil do país”. “Portanto, consideramos que é positiva a decisão do Fundo de Resolução e do Banco de Portugal de descontar este valor da próxima transferência a realizar-se a partir do fundo”, acrescentou.

"Acima de tudo consideramos que esta decisão da administração do Novo Banco é imoral, não devia ter acontecido e não contribui para a credibilidade da gestão do banco nem da própria instituição.”

João Paulo Correia

Deputado do PS

“É inaceitável”, diz PCP

Para o PCP, a decisão da administração do Novo Banco (NB) de “autoatribuir-se prémios de gestão” é “inaceitável”. É “inaceitável a decisão da administração do Novo Banco” de “atribuir-se prémios de gestão de cerca de dois milhões de euros, num contexto em que tantos portugueses sofrem dificuldades e em que “volta a pedir a chamada de capital público”, afirmou o deputado do PCP Duarte Alves.

Duarte Alves afirmou ainda tratar-se de “uma decisão que responsabiliza a administração do Novo Banco”, mas que “responsabiliza também o Governo do PS, que, no momento da privatização, permitiu estas possibilidades da administração se atribuir este tipo de prémios”, algo que considerou ser “inaceitável”.

BE considera “indigno” administração dar bónus “a si própria”

O Bloco de Esquerda (BE) considera “indigno” que a administração do Novo Banco (NB) “atribua, a si própria, bónus nos seus salários pelo segundo ano consecutivo quando continua a apresentar prejuízos e a pedir ao erário público avultadas injeções de capital”.

A deputada Mariana Mortágua, disse, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, que a atitude da administração prova que “o contrato de venda do banco é ruinoso”, por não impedir esta administração, que “trabalha ao serviço do acionista privado, de se se atribuir bónus enquanto pede dinheiro aos contribuintes”.

A segunda conclusão dos bloquistas é que, “ao decidir sobre os seus próprios bónus”, uma decisão “pelo acionista Lone Star”, fica-se “a saber muito bem quem manda no Novo Banco e a quem obedece a administração”.

Problemas no banco são mais profundos que bónus, diz CDS

Por sua vez, a deputada do CDS-PP Cecília Meireles disse ter “dificuldade em compreender” a decisão do Novo Banco de atribuir prémios aos administradores, mas alertou que os problemas do banco são mais profundos do que estas compensações.

“Nós temos dificuldade em compreendê-los precisamente porque esta gestão tem dado prejuízos e prejuízos muito graves, que têm acarretado para os contribuintes portugueses também prejuízos muito graves”, considerou a parlamentar centrista, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República.

Cecília Meireles apontou que “a questão é muitíssimo mais profunda do que os prémios, tem também a ver como as entidades públicas, como o Fundo de Resolução, como o Banco de Portugal e como o Governo têm conduzido a questão”.

“Se os prejuízos do Novo Banco correm por conta de todos nós, essa é também uma decisão política, que o Tribunal de Contas diz que não foi tomada nem de forma transparente, nem de forma a acautelar a sustentabilidade das finanças públicas e levanta questões que eu acho que são gravíssimas do ponto de vista do funcionamento deste mecanismo”, sustentou.

PAN fala em prémios “obscenos”

“Para o PAN, esta transferência dos prémios para a administração do Novo Banco é absolutamente obscena, ainda para mais quando soubemos de uma auditoria do Tribunal de Contas bastante preocupante nas suas conclusões”, afirmou a deputada Inês Sousa Real, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Para a também candidata à liderança do partido, esta decisão da administração do Novo Banco “não faz qualquer sentido” depois dos custos que esta instituição já teve para o erário público e é “uma completa irresponsabilidade” no contexto de crise do país.

Não nos podemos esquecer que a banca tem custado, ao erário público, mais de 25 mil milhões de euros na última década. Por isso, demos hoje entrada de uma iniciativa legislativa que visa obrigar a que toda e qualquer transferência para o setor bancário seja aprovada pela Assembleia da República, independentemente do capital ser detido por privados ou seja capital público”, anunciou.

FdR corta 1,86 milhões ao cheque

O Novo Banco vai atribuir um bónus referente a 2020 de 1,86 milhões de euros aos membros do Conselho de Administração Executivo liderado por António Ramalho, tendo o prémio sido diferido para 2022, após concluída a reestruturação da instituição.

No relatório e contas de 2020, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na terça-feira à noite, o Novo Banco garante que “nenhum pagamento” foi ainda realizado.

“Para o ano de 2020, a remuneração variável foi atribuída condicionalmente, sujeita à verificação de condições diversas, de 1.860 milhares de euros aos membros do Conselho de Administração Executivo”, lê-se no documento.

O Novo Banco anunciou no final de março que registou um prejuízo de 1.329,3 milhões de euros em 2020, um agravamento face aos 1.058,8 registados em 2019.

O Ministério das Finanças já considerou inadequado o pagamento de prémios aos administradores do Novo Banco e disse acreditar que o Fundo de Resolução irá descontar esse valor na chamada de capital, o que o Banco de Portugal já disse entretanto que acontecerá.

No ano passado, o Fundo de Resolução descontou ao valor pago ao Novo Banco a remuneração variável dos gestores, tendo por isso pago 1.035 milhões de euros em vez dos 1.037 milhões de euros pedidos pelo banco.

O Novo Banco foi criado em agosto de 2014 na resolução do Banco Espírito Santo (BES). Em 2017, aquando da venda de 75% do banco à Lone Star, foi criado um mecanismo de capitalização contingente, pelo qual o Fundo de Resolução se comprometeu a, até 2026, cobrir perdas com ativos ‘tóxicos’ com que o Novo Banco ficou do BES até 3.890 milhões de euros.

O Novo Banco já consumiu 2.976 milhões de euros de dinheiro público e, pelo contrato, pode ir buscar mais 914 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Imoral” e “inaceitável”. As reações dos partidos aos bónus no NB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião