Trabalhadores da Transtejo/Soflusa em greve dia 20 de maio

  • Lusa
  • 5 Maio 2021

Os funcionários da Transtejo/Soflusa apresentaram um pré-aviso de greve de três e duas horas por turno, respetivamente, para o próximo dia 20 de maio. Em causa estão reivindicações salariais.

Os trabalhadores da Transtejo/Soflusa apresentaram esta quarta-feira um pré-aviso de greve de três e duas horas por turno, respetivamente, para o próximo dia 20 de maio por a empresa manter a sua posição de “aumento de 0%” nas negociações salariais.

Em declarações à Lusa, Paulo Lopes, sindicalista da FECTRANS – Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, explicou que na reunião desta quarta-feira com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, foi entregue um pré-aviso tendo em conta que não houve mudança de posição.

Em 28 de abril, os trabalhadores da Transtejo/Soflusa concordaram em fazer “paralisações de três horas” por turno a partir de 20 de maio, caso não houvesse respostas às reivindicações salariais na reunião com a administração que teve hoje lugar.

De acordo com o sindicalista, a greve irá “na prática, fazer paragens em todos os turnos”, salientando que “praticamente não haverá barcos” nas ligações fluviais entre a Margem Sul e Lisboa.

Paulo Lopes adiantou ainda que no caso da Soflusa, o pré-aviso de greve é de duas horas por turno, tendo em conta os horários praticados.

Nós sabemos que a empresa até tem vontade de negociar, mas não tem autorização por parte do Governo. Não estamos a tomar a atitude contra a empresa, mas o Governo não lhe deu autorização para apresentarem valores de aumentos salariais”, frisou.

Em declarações anteriores à Lusa, o sindicalista da FECTRANS já tinha explicado que os trabalhadores estão descontentes, já que os aumentos salariais que ocorreram no ano passado foram “baixíssimos, cerca de 0,3%, o que valeu um euro em muitos casos”.

Numa nota enviada à Lusa aquando do último plenário de trabalhadores, a Transtejo/Soflusa reconheceu que apresentou “uma proposta salarial, para 2021, em linha com a atualização definida para a administração pública”.

A Lusa questionou a empresa acerca de transportes alternativos para o dia da greve, mas não obteve ainda resposta.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da Transtejo/Soflusa em greve dia 20 de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião