Fisco já devolveu mais de mil milhões de euros em IRS

A Autoridade Tributária processou 1.084.219 declarações de IRS que deram lugar a reembolso. No total, os portugueses já receberam de volta mais de mil milhões de euros.

Passado um mês e poucos dias desde que a campanha do IRS começou, a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 1.015 milhões de euros aos portugueses, de acordo com um balanço divulgado esta terça-feira pelo Ministério das Finanças.

Dado que o número de declarações de IRS que deu lugar a reembolso foi de 1.084.219, o reembolso médio neste momento é de 936,34 euros por cada declaração.

No comunicado, o gabinete de João Leão adianta que até às 12h desta terça-feira tinham sido submetidas pelos portugueses 3,68 milhões declarações de IRS. Tendo em conta os números do ano passado, o total de declarações entregues estará perto de seis milhões.

62% das declarações foram entregues por declaração manual enquanto as restantes 38% correspondem ao IRS Automático, uma opção que foi alargada a mais contribuintes este ano e que será ainda mais no próximo ano.

Do universo de declarações entregues, o fisco liquidou 1.855.691 declarações, das quais 1.084.219 deram lugar a reembolso e 188.230 a notas de cobrança — cujo valor total pago não é divulgado pelo Ministério das Finanças.

As restantes 583.242 correspondem a um saldo nulo, situação em que o contribuinte não tem nada a pagar nem a receber neste acerto de contas do IRS com o fisco.

A entrega da declaração de IRS em 2021, referente aos rendimentos auferidos em 2020, é feita exclusivamente através do Portal das Finanças, sendo que os contribuintes podem recorrer à linha de apoio da AT através do 217 206 707. Cerca de dois terços dos contribuintes beneficiam do IRS Automático, se preferirem, o que facilita o preenchimento da declaração. O prazo de entrega acaba no dia 30 de junho.

(Notícia atualizada às 18h52 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco já devolveu mais de mil milhões de euros em IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião