Centeno diz que política orçamental tem de “ser adaptada”

O governador do Banco de Portugal, no congresso anual da APDC, disse que as medidas de política orçamental por causa da pandemia devem agora ser adaptadas e direcionadas para onde forem mais precisas.

Mário Centeno defende que as medidas de apoio à economia criadas pelos governos em 2020 foram “corajosas”, mas avisou que foram também “mais simples de desenhar face ao que vem agora”. A política orçamental, que deve continuar, tem de “ser adaptada”, indicou.

Numa intervenção no 30.º congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), o governador do Banco de Portugal referiu que a política orçamental deve agora ser “direcionada para onde é mais necessária”, tendo em conta “a evolução assimétrica da crise”. E também tem de dar “os inventivos certos” à economia, sublinhou o ex-ministro das Finanças.

Do lado da política monetária, Centeno referiu também que os quatro biliões de euros em compras de ativos pelo Banco Central Europeu (BCE) e dois biliões de liquidez “fizeram a diferença”, até porque “a melhor forma de recuperar de uma crise é ter instituições fortes e credíveis”.

A este nível, ressalvou ainda que 79% dos europeus apoiam o euro em 2021, contra 62% em 2015. “Este é o tipo de resultado a que dedicamos os nossos esforços”, disse o também ex-ministro das Finanças de Portugal e ex-presidente do Eurogrupo. Por fim, lembrou que, no campo dos criptoativos, o BCE está a trabalhar no sentido de criar o euro digital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno diz que política orçamental tem de “ser adaptada”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião