Há 15 países da UE que crescem este ano mais do que Portugal

A economia portuguesa vai crescer 3,9% em 2020, de acordo com a previsão da Comissão Europeia. Há 11 países a crescer menos e 15 a crescer mais na União Europeia.

As previsões da Comissão Europeia divulgadas esta quarta-feira apontam para um crescimento de 3,9% em Portugal este ano, após uma queda de 7,6% no ano passado por causa da pandemia. A expansão em 2021 fica quase a meio da tabela, superando o desempenho de 11 países e ficando aquém do crescimento dos restantes 15 Estados-membros. Entre os países com um PIB per capita semelhante, Portugal cresce mais do que dois e menos do que quatro.

Há várias formas de analisar as previsões da Comissão Europeia para a evolução da economia em 2021, desde logo porque o ponto de partida dos países é diferente dado que sofreram impactos diferentes da crise pandémica. Apenas cinco países contraíram mais do que Portugal e vão crescer mais: Espanha (+5,9%), Itália (+4,2%), Grécia (+4,1%), França (+5,7%) e Croácia (+5%).

Um país que viu o PIB cair quase tanto quanto Portugal (-7,6%), Malta (-7%), também vai crescer mais em 2021 (+4,6%), de acordo com as estimativas da Comissão Europeia. Por outro lado, a Áustria, cuja economia contraiu 6,6% em 2020, vai crescer menos do que Portugal em 2021 (+3,4%).

Outra análise possível passa por olhar para os países com um PIB per capita em paridades de poder de compra semelhante ao de Portugal. É o caso da Eslovénia, Estónia e Lituânia — com um PIB per capita imediatamente a seguir ao de Portugal em 2019, último ano com dados — e da Hungria, Polónia e Roménia — com um PIB per capita imediatamente inferior ao de Portugal.

Estes seis países viram a sua economia cair menos do que a portuguesa durante o primeiro ano da pandemia: Eslovénia (-5,5%), Estónia (-2,9%), Lituânia (-0,9%), Hungria (-5%), Polónia (-2,7%) e Roménia (-3,9%).

Em 2021, de acordo com as previsões da Comissão Europeia, quatro destes países vão crescer mais do que Portugal: é o caso da Eslovénia (4,9%), Hungria (5%), Polónia (4%) e da Roménia (5,1%). Já a Estónia (2,8%) e a Lituânia (2,9%) crescem menos em termos percentuais, mas praticamente recuperam da pandemia enquanto Portugal precisará ainda do crescimento de 2022.

Não é possível, neste momento, saber o que isto implicará para o ranking do PIB per capita uma vez que dependerá também da evolução da população de cada país e da adaptação feita pelo Eurostat para que os valores fiquem em paridades de poder de compra (ou seja, tenham em conta o custo de vida em cada lugar).

Economia portuguesa acelera em 2022 e melhora posição

No próximo ano, Portugal acelera para uma expansão económica de 5,1%, de acordo com as previsões da Comissão Europeia, o que significa que será o décimo Estado-membro que mais cresce, deixando para trás 17 Estados-membros.

Entre os países mais afetados pela pandemia, a economia portuguesa vai crescer mais em 2022 do que a economia italiana (+4,4%) e a francesa (+4,2%), mas fica aquém do crescimento da economia espanhola (6,8%), Croácia (6,1%), Malta (6,1%) e Grécia (6%).

Entre os países por um PIB per capita semelhante ao de Portugal, a Eslovénia terá um crescimento igual (5,1%), mas a Hungria (5,5%) e a Polónia (5,4%) vão crescer mais. Para a Roménia prevê-se um crescimento de 4,9%, para a Estónia de 5% e para a Lituânia de 3,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 15 países da UE que crescem este ano mais do que Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião