Nas notícias lá fora: Bielorrússia, criptomoedas e Tom Hayes

  • ECO
  • 24 Maio 2021

A detenção de um jornalista bielorrusso surpreendeu o mundo e está a causar uma onda de críticas contra o Presidente Alexander Lukashenko. Mercado das criptomoedas treme perante a China.

O cerco aperta para as criptomoedas, sujeitas a nova pressão vendedora e às restrições impostas na China: dois grandes grupos de mineração de bitcoin já decidiram suspender as operações, com receio de represálias. Mas o destaque do dia é a detenção de um jornalista crítico do regime da Bielorrússia, depois de a força aérea do país ter forçado a aterragem em Minsk de um avião da Ryanair que tinha partido de Atenas (Grécia) com destino à Lituânia.

BBC

Países ocidentais estudam sanções contra a Bielorrússia após detenção de jornalista

Os países ocidentais estão a expressar a sua indignação contra o governo bielorrusso após o jornalista Roman Protasevich ter sido detido em Minsk, depois de o avião comercial em que seguia ter sido desviado à força da rota entre Atenas e Vílnius. Os líderes europeus consideraram a atuação do Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, como “sequestro”, enquanto o Departamento de Estado dos EUA diz que foi “um ato chocante”. O incidente está a provocar severas condenações de toda a União Europeia, com os países a pedirem a libertação imediata do ativista e uma investigação completa.

Leia a notícia completa na BBC (acesso livre, conteúdo em inglês)

Reuters

Mineradores de criptomoedas interrompem atividade na China

Grupos como a HashCow e a BTC.TOP decidiram suspender as suas operações na China, depois de Pequim ter apertado o cerco à mineração de criptomoedas e às transações com bitcoin. O escrutínio sobre criptoativos está na ordem do dia, depois de uma semana particularmente dura que tirou dois dígitos percentuais ao valor de mercado destas moedas. “A mineração de criptomoedas consome muita energia, o que vai contra as metas de neutralidade de carbono da China”, disse Chen Jiahe, diretor de investimentos da Novem Arcae Technologies, com sede em Pequim.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Financial Times

Trader condenado no escândalo do Libor junta-se a empresa de espionagem

Condenado por manipular o índice de referência Libor em 2015 e libertado da prisão em janeiro deste ano, o antigo trader da UBS e do Citigroup Tom Hayes vai trabalhar agora ao serviço de uma empresa privada de espionagem. Hayes foi contratado como consultor e vai integrar a Red Mist em junho. Hayes continua a tentar reverter a sua condenação e disse ao Financial Times ter aprendido novas competências enquanto esteve a cumprir pena: “Ninguém luta com mais força do que quem luta peça sua própria liberdade.”

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

Expansión

Setor energético espanhol capta 100 mil milhões em capital estrangeiro

O setor energético de Espanha está a merecer grande atenção dos investidores internacionais. A última década tem sido marcada por investimentos de fundos e de grandes multinacionais, de que é exemplo a intenção dos australianos da IFM Investors por uma posição de 22,7% na Naturgy.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso pago, conteúdo em espanhol).

The Times of India

A Índia registou 4.454 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, tornando-se no terceiro país a ultrapassar as 300.000 mortes desde o início da pandemia, depois dos Estados Unidos e do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde indiano, o total de mortes ascende a 303.720, com 50.000 óbitos registados em menos de duas semanas. Com mais de 26,7 milhões de infeções acumuladas, o país é o segundo com mais casos a nível mundial, depois dos Estados Unidos, de acordo com dados da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

Leia a notícia completa em The Times of India (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Bielorrússia, criptomoedas e Tom Hayes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião