Amazon compra produtora da saga James Bond por 8,45 mil milhões de dólares

Naquele que é o maior negócio da Amazon desde que adquiriu a Whole Foods em 2017, o grupo de Jeff Bezos vai pagar 8,45 mil milhões pela MGM, que produz a saga James Bond.

Negócio fechado: a Amazon vai mesmo comprar a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), pela qual pagará 8,45 mil milhões de dólares (incluindo dívida). A produtora de Hollywood é mundialmente famosa graças à saga James Bond, também conhecida por 007. O seu logótipo, composto pela figura de um leão, é reconhecido internacionalmente nos grandes e pequenos ecrãs.

Este é o maior negócio da gigante do e-commerce desde que adquiriu a retalhista Whole Foods em 2017, por 13,4 mil milhões. Num comunicado divulgado esta quarta-feira, a Amazon pôs fim aos rumores que já circulavam há dias e confirma que “chegou a um acordo definitivo” para a compra da MGM: “A Amazon vai ajudar a preservar o património da MGM e catálogo de filmes”, garante a empresa fundada por Jeff Bezos.

De acordo com o The New York Times, o preço que a Amazon vai pagar está 40% acima do que outros potenciais interessados terão oferecido pela MGM, incluindo a Apple e a Comcast. No entanto, a compra do estúdio de televisão acarreta um detalhe importante: a Amazon só vai controlar metade do franchise de James Bond. A outra metade é controlada por Barbara Broccoli e o irmão, Michael G. Wilson, que são também os únicos que têm poder de decisão sobre quando lançar um novo filme.

A Amazon tem uma reserva de cash de mais de 70 mil milhões de dólares e um valor de mercado de 1,64 biliões. Com a compra da MGM, propõe ainda “empoderar” o estúdio a continuar o seu trabalho, mas são evidentes as sinergias entre os dois grupos, sobretudo porque a Amazon detém uma plataforma de streaming, o Prime Video, e também tem investido em conteúdo original.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h21)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amazon compra produtora da saga James Bond por 8,45 mil milhões de dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião